Acadêmicos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentam seus TCCs

6 de dezembro de 2016 11:16
Comunidade , Educação Compartilhar no Whatsapp
Acadêmicos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentam seus TCCs (Foto: Divulgação)

 

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Unoesc Xanxerê, realizou as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). A atividade ocorreu dos dias 28 a 30 de novembro, no auditório da instituição.

Na ocasião, 11 acadêmicos apresentaram seus TCCs para bancas formadas por quatro professores – o orientador de cada trabalho e mais três professores convidados –, que avaliaram aspectos como relevância social, uso de tecnologias atuais, aplicabilidade, fundamentação teórica, estrutura do trabalho e metodologia científica.

Nesta edição, os TCCs abordaram diferentes temáticas: aplicação web para fretes na internet, sistema de consultório de optometria utilizando computação na nuvem, sistema web para doação de sangue e medula óssea, aplicativo para coleta e análise de dados de árvores usando Android, aplicativo Android para segurança pessoal, monitoramento de informações de rede através do Zabbix, mapeamento hidrográfico de nascentes, aplicação web para voluntariado, portal web e aplicativo mobile para acompanhamento médico através de diário miccional, aplicação web para correção ortográfica e gramática em textos de língua portuguesa e software para acompanhamento de índice glicêmico multiplataforma.

Conforme explica a coordenadora de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professora Rosicler Felippi Puerari, os acadêmicos produziram os projetos no componente curricular de TCC I – que envolveu a fundamentação teórica –, na 5ª fase, e, agora, na 6ª fase, durante o TCC II, ocorreram as implementações dos projetos, sob orientação de professores do curso.

Em sua avaliação, os TCCs atingiram os objetivos previstos.

“Os acadêmicos conseguiram integrar várias ferramentas, com temas relevantes e de diferentes áreas, que chamam a atenção por envolverem multiplataformas (celulares, tablets, computadores de mesa, notebooks), sendo voltados para a área tecnológica, disponíveis em nuvem (dados acessados em qualquer lugar, via internet) e utilizando a “internet das coisas” (aplicativos pontuais para resolver qualquer problema do dia a dia, de qualquer natureza)”, analisa.

Além disso, segundo a coordenadora, vários aplicativos deixaram de ser manuais e são disponibilizados de forma virtual para muitas pessoas, com fácil acesso, inclusive com alguns voltados para causas sociais, uma das preocupações do curso.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais