Acadêmicos de Xanxerê não recebem auxílio transporte, entenda por que

15 de agosto de 2016 10:51
Comunidade , Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Acadêmicos de Xanxerê não recebem auxílio transporte, entenda por que (Foto: Marcelo Camargo)

Alguns municípios vizinhos de Xanxerê, disponibilizam o auxílio transporte para universitários. Ou seja, é um auxílio oferecido aos estudantes que cursam uma graduação fora do município. Esse benefício normalmente é válido para os estudantes que frequentam cursos que não são oferecidos nas instituições da cidade.

Xanxerê possui universidade, porém a mesma não abrange alguns cursos que são oferecidos em cidades vizinhas. Em contato com Valmor Moreski, responsável pelo transporte público do município, o mesmo comenta que o benefício de transporte é disponibilizado apenas para alunos que estudam em rede de ensino pública do município.
“Disponibilizamos apenas para rede pública. Os alunos utilizam passes para vir dos bairros para os colégios, é realizado uma lista pelo colégio, onde é especificado a distância que o aluno reside da escola, sendo disponibilizado para alunos que residem acerca de 3km. Para rede privada a lei não permite”.
O mesmo comenta que a possiblidade de disponibilizar auxílio transporte para universitários que frequentam universidades de outras cidades, deve ocorrer caso tenha um projeto de lei, levantado pela câmara de vereadores do município, “isso ocorre em outros municípios, pois eles devem ter a lei orgânica do município, onde é feito um projeto o mesmo é levado para a câmara e aí, os vereadores aprovam e indicam o projeto. E outra possibilidade seria que esses municípios não eles não possuem universidade em sua cidade, nós temos e se torna mais difícil para se fazer projeto de lei”.

Projeto já foi levantado na Câmara de Vereadores
Em contato com Wilson Martins dos Santos, advogado e presidente da Câmara de Vereadores do município, o mesmo relata que houve inúmeras indicações para levantamento deste projeto, porém o projeto deve partir do poder executivo, “na verdade, nós mandamos indicações e este ano já mandamos vários. Mas o que ocorre é que quando se trata de noção de despesas o projeto deve partir do executivo. Nós não podemos dar despesa para o município, se vier vamos aprovar com certeza temos que investir na educação, sabemos que a prefeitura de Xanxerê só disponibiliza para escola municipais”.
O prefeito do município Ademir Gasparini comenta que possui algumas restrições, sendo que a prefeitura do município não possui esse convênio, “nós não liberamos para faculdade particular, pois não possuímos esse tipo de convênio. Existe normas por questões que existe uma universidade do município, a princípio não temos nada e possui restrições legais ” finaliza.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais