Acadêmicos realizam projeto extensionista na distribuição de mudas frutíferas aos produtores rurais de Xanxerê

3 de julho de 2017 08:59
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Acadêmicos realizam projeto extensionista na distribuição de mudas frutíferas aos produtores rurais de Xanxerê Fotos: Divulgação

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Agropecuário de Xanxerê iniciou as atividades do projeto Pomar Doméstico que irá beneficiar os agricultores do município. O projeto visa oferecer aos agricultores, mudas frutíferas das mais variadas espécies, podendo lhes proporcionar mais opção de consumo familiar.

Um dos agricultores beneficiados, foi o xanxerense Oscar Miglavacca. Ele recebe acompanhamento dos acadêmicos de engenharia Florestal da Unoesc Xanxerê, que estão colocando em prática os assuntos debatidos na matéria de Comunicação e Extensão Florestal.

Os acadêmicos Camila de Cezáro e João Antônio Ferreira comentam que o objetivo do auxílio aos produtores, é pôr em prática o conhecimento adquirido em sala.

“Serão fornecidas aos agricultores de Xanxerê, 22 espécies de com 88 variedades diferentes de mudas frutíferas recomendadas para a região. O objetivo é que possamos pôr em prática o que aprendemos na disciplina e auxiliar ainda mais o produtor”.

Após as entregas das mudas, os agricultores irão receber o acompanhamento e orientação dos profissionais técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e também dos acadêmicos.

“Os agricultores irão receber todas as orientações técnicas, fazendo orientação para o pré e pós plantio das mudas, por exemplo, a análise, correção e fertilidade do solo e tratos silviculturais, que podem contribuir para que o produtor obtenha maior rendimento em seu pomar. Assemelhando-se com o papel de extensionista”.

Ao todo foram licitadas cerca de 4 mil mudas, sendo que cada produtor pode fazer aquisição de 25 mudas por propriedade.  A entrega das mudas está previamente agendada para os dias 18 e 19 de julho, no Parque da Femi, na Linha Três Pontes.


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais