Ação do Dia Mundial da Limpeza é transferido para o próximo sábado (22)

14 de setembro de 2018 14:57 | Comunidade , Meio Ambiente , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Ação do Dia Mundial da Limpeza é transferido para o próximo sábado (22)

A ação do Dia Mundial da Limpeza, que estava programada para acontecer neste sábado (15), foi adiada para o próximo sábado, dia 22 de setembro. O motivo da transferência de data foi devido às condições climáticas.

O evento é promovido pela JCI de Xanxerê, em parceria com a Prefeitura, empresa Continental e Academia Ativas organiza o Dia Mundial da Limpeza. A atividade envolveu diversas etapas até a limpeza efetiva do lixo do município, que agora vai acontecer no sábado (22).

Conforme Marcos Lunardelli, membro da JCI e coordenador da ação, já foram mapeados cerca de 70 pontos de acúmulo de lixo em Xanxerê e já são mais de 170 voluntários confirmados para participar da atividade. Cada grupo de voluntários ficará responsável por um ponto.

“Há um mapa com todos os pontos que vão ser limpos e pontos de descarte. Em cada unidade de saúde vamos colocar um bag para que as pessoas possam estar colocando lixo lá dentro, seja os voluntários que vão recolher o lixo, seja a comunidade em geral que gostaria de fazer uma limpeza nesse dia também. E, além disso, quem quiser se desfazer de algum entulho maior, ela pode colocar ao lado dos bags, que ai vamos conseguir depois recolher”

Além disso, se alguém quiser ser voluntário, pode entrar em contato com Marcos pelo número (49) 9 9936-7386.

Confira o mapa da atividade AQUI.

 

Ajuda ao meio ambiente e atividade física

Além da parceria com a empresa Continental, que irá ceder o caminhão e sacos de lixo e destinará os resíduos para os recicladores, a ação conta com a parceria também da academia Ativas, que irá coordenar o plogging.

O plogging alia uma prática esportiva com sustentabilidade. O atleta, durante a atividade física, realiza também o recolhimento dos resíduos que encontra no caminho.

No dia do evento, no sábado (22), profissionais da academia Ativas irão coordenar essa atividade com interessados em participar.

 

Origem do Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza é uma ação que iniciou-se na Estônia, em 2008. Onde um grupo de voluntários resolveram limpar o país. Engajaram mais de 50 mil pessoas para limpar o país em apenas 5 horas. Hoje já são mais de 140 países que participam desta ação. Em sete anos, esta ação motivou mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo a se unirem e limparem seus países.

Ao final da atividade será elaborado um relatório, contendo o número de voluntários que participaram da ação e quantia de lixo recolhida.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais