Ação do Outubro Rosa envolve aproximadamente mil mulheres xanxerenses

31 de outubro de 2017 09:41 | Comunidade , Saúde , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Ação do Outubro Rosa envolve aproximadamente mil mulheres xanxerenses Foto: Divugação

A procura pelos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, durante a Campanha Outubro Rosa, surpreendeu a equipe de médicos, enfermeiras e técnicas. Durantes três sábados do mês, no Pronto Atendimento Municipal, eram realizados diversos exames para as mulheres, a fim de combater diversas doenças, principalmente o câncer de mama. Foram mais de 983 procedimentos realizados.

Durante a campanha, a equipe de profissionais realizava verificação de pressão arterial, glicemia capilar, peso e altura (cálculo de IMC), testes rápidos: sífilis e hepatite B e C, exame de citopatológico de colo uterino (preventivo) e exame clínico das mamas. As atividades tinham o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do curso de enfermagem da Unoesc Xanxerê e da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC).

No primeiro sábado, foram 224 procedimentos. No segundo, dia 21 de outubro, 261 e, no último sábado, foram 498, totalizando assim 983 procedimentos durante a Campanha Outubro Rosa.

As ações foram consideradas um sucesso, especialmente pelo envolvimento da comunidade. Agora, com o Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde já tem uma extensa programação organizada para atender aos homens de Xanxerê, com o intuito de evitar o câncer de próstata.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais