Bombeiros

Lance Notícias | 09/07/2020 16:02

09/07/2020 16:02

735546 visualizações

Acidente com explosão de lareira ecológica acende alerta sobre os cuidados com o uso

Para saber mais informações sobre o uso e os possíveis perigos da lareira ecológica, o Lance Notícias conversou com o Tenente Eros, do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, que falou sobre o assunto: – Tivemos alguns episódios, alguns acidentes domésticos com o uso das lareiras ecológicas, e realmente é importante trazer para a comunidade o […]

Acidente com explosão de lareira ecológica acende alerta sobre os cuidados com o uso Modelo de lareira ecológica

Para saber mais informações sobre o uso e os possíveis perigos da lareira ecológica, o Lance Notícias conversou com o Tenente Eros, do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, que falou sobre o assunto:

– Tivemos alguns episódios, alguns acidentes domésticos com o uso das lareiras ecológicas, e realmente é importante trazer para a comunidade o conhecimento dos riscos e das precauções ao se utilizar esse equipamento. Sabemos que ela não é tóxica, podendo assim ser usada dentro de casa, mas apesar disso, elas têm os riscos à saúde e segurança – disse.

Segundo ele, seguindo-se as recomendações de segurança pode-se fazer o uso adequado e evitar possíveis problemas e acidentes.

Acompanhe as orientações:

– Primeiramente o cuidado acontece na hora da compra, apesar de parecer um equipamento simples, há muita fabricação caseira, e que não possuem os materiais adequados nem os dispositivos de segurança. Por isso, sempre procure o equipamento certificado pelo Inmetro, com manual e garantias;

– Siga sempre as recomendações do manual, pois cada equipamento tem as suas peculiaridades, como com manuseio, os procedimentos de como abastecer, como aquecer. Preste bastante atenção ao combustível correto para o abastecimento.

O tenente ainda diz que, por se tratar de um equipamento com fogo real, não deve jamais ser tocado enquanto aceso, pois há o risco iminente de queimaduras e riscos de incêndio.

– Se for preciso fazer o manuseio ou abastecimento, deve-se aguardar pelo menos 30 minutos para realizar o procedimento, para evitar acidentes graves. Outro ponto de destaque é o fato de ser uma lareira que não possui chaminé, então, enquanto está ocorrendo a combustão, ela está consumindo o oxigênio do ambiente, ao mesmo tempo em que libera o gás carbônico, por isso não deve ser utilizada em cômodos confinados. É preciso haver ventilação – explicou.

Os sintomas da falta de oxigênio no ambiente podem ser observados com a fadiga, a sonolência, dificuldade de concentração, que podem causa desmaios e até o óbito.

– Sempre acender com acendedor longo, para a chama não atingir suas mãos, nunca reabastecer com o equipamento quente ou com chama. Quando parar de utilizá-lo, assim que a chama se extinguir ainda deve-se aguardar cerca de 20 minutos antes de guarda-lo. E importante destacar que nunca deve-se fumar no mesmo ambiente – comentou.

Além de tudo isso, deve-se observar as mesmas precauções que são seguidas para todo o uso dos equipamentos de aquecimentos:

– Respeitar o distanciamento de outros materiais, como mobílias, cortinas, tapetes e sofás;

– Estabelecer o equipamento sobre uma base sólida, para que fique estável e não corra o risco de virar, por exemplo;

– Embalagem do combustível para reabastecimento deve ser mantida longe do equipamento;

– Aguardar o resfriamento antes de guardar;

– Não deixar o equipamento queimando sem supervisão em um ambiente;

– Não deixar esses equipamentos próximo a menores não supervisionados, o ideal é desincentivar as crianças e mexerem;

– No caso de incêndio, utilizar extintor de pó químico. Principalmente no caso da lareira ecológica, não se deve utilizar extintor a base de água, pois isso pode espalhar o álcool e as chamas pelo ambiente.

– Seguindo essas recomendações e utilizando o bom senso, pois não se devem subestimar os riscos, mas mais de 90% dos acidentes podem ser evitados e o equipamento pode sim ser usado com segurança – finalizou.

Deixe seu comentário