Acidente: quem está certo ou errado em uma colisão?

29 de novembro de 2018 14:55 | Estrada , Trânsito , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Acidente: quem está certo ou errado em uma colisão? Foto: Divulgação

Sempre que houver um acidente em que um veículo em movimento sofra o impacto de outro veículo, também em movimento, diz-se que houve uma colisão. É por esse motivo que um ciclista não é atropelado, e sim, sofre ou causa uma colisão, uma vez que a bicicleta é um veículo de propulsão humana, segundo dados do site do Detran.

No caso do atropelamento, o acidente ocorre quando um pedestre ou um animal sofre o impacto de um veículo, estando pelo menos um dos dois em movimento.

O Capitão Vilte dos Santos, comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar de Xanxerê, explica que dependendo da circunstância de um acidente, o motorista que colidir em outro veículo, pode não ser responsável pelos danos materiais.

– O Código de Trânsito prevê a seguinte situação: no caso se um motorista A está transpondo uma via, na contramão, e outro motorista B está percorrendo a mesma via e acaba colidindo, a culpa não é do motorista B que colidiu, mas sim do motorista A, que está na contra mão – explica Vilte.

Cada circunstância deve ser avaliada, como a posição que o motorista se encontrava na via, velocidade e sinalização, todos os conceitos previstos no Código de Trânsito.


Por: Karina Ogliari

Deixe seu comentário

Saiba Mais