Acix lança projeto “Maio Amarelo” no próximo domingo

30 de abril de 2016 17:02
Comunidade Compartilhar no Whatsapp

A Acix, através da diretoria de cultura, convida a comunidade xanxerense para participar no próximo domingo (1°), do lançamento da campanha Maio Amarelo.

A diretora de cultura da ACIX, Irene Sá Affolter, explica que “o projeto do trânsito “Maio Amarelo, juntos por um trânsito melhor”, está sendo desenvolvido desde março. Mas no Dia do Pedal, quando também se inicia o mês de maio, a Acix abre oficialmente a programação”.

O projeto é uma parceria com o Dia do pedal do Sesc e o grupo Pedal X. Neste dia, integrantes da Acix estarão vestindo amarelo, em alusão ao projeto, faixas e também vão distribuir fitas amarelas para os participantes decorarem as bicicletas.

“O trânsito é um compromisso de todos, e devemos nos conscientizar do quanto tem morrido pessoas, do número de acidentes, gastos, e a nossa responsabilidade diante do nosso ir e vir no dia a dia, e é essa a preocupação, que não é só nossa, local, mas internacional”. De acordo com a diretora de cultura, o “Maio Amarelo” foi criado pela ONU, em 11 de maio de 2011, sendo uma preocupação mundial voltada ao trânsito.

No evento, os integrantes do grupo Pedal X vão repassar dicas de como o ciclista deve se comportar no trânsito. A Acix ainda sugere que as pessoas podem participar do evento vestindo roupas amarelas, em alusão ao projeto.

Programação Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um projeto piloto. Foram escolhidas seis escolas, três estaduais e três municipais, onde foram realizadas palestras em parceria com o Pedal X, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, com a minipista que traz a prática para os alunos. “O objetivo da ACIX é de um projeto educativo. Como professora eu não vejo mudança se não for através da educação, e temos de começar pelas crianças”, acrescenta Irene.

Além da decoração da árvore da ACIX em amarelo, serão colocadas faixas com as frases dos alunos. No final do mês acontece a premiação das três melhores frases, que serão avaliadas por uma comissão julgadora, premiando os três alunos com uma bicicleta cada, e as escolas vencedoras vão receber cada uma R$ 500,00.

Dentro das atividades, será realizada uma mesa de debate nas rádios locais, e no dia 03 de maio, haverá uma palestra, às 19h30, no Colégio Costa e Silva, realizada pelo Corpo de Bombeiros.

banner


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais