Acorxan: grupo de amigos se dedicam ao esporte e representam Xanxerê em competições  

Atualmente, o grupo é formado por 40 atletas

7 de novembro de 2018 08:50 | Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Acorxan: grupo de amigos se dedicam ao esporte e representam Xanxerê em competições   Fotos: Arquivos Pessoais

Correr por amor e para melhorar a qualidade de vida. Estes são alguns dos motivos que levaram a criação da Associação dos Corredores de Rua de Xanxerê (Acorxan). Atualmente, o grupo é formado por 40 atletas, dos quais vem se destacando e conquistando pódio em competições em vários municípios de Santa Catarina.

Valter Ramos foi o idealizador da associação, segundo ele o grupo foi criado no município devido a necessidade de ter uma representatividade de Xanxerê e também da região Oeste de Santa Catarina.

O atleta frisa que sempre participou de provas, inclusive, participou da primeira corrida de rua que ocorreu em Xanxerê, em 1981. Na época, Valter conquistou o pódio, garantindo o primeiro lugar na competição.

“Eu sempre participei de provas e estava há muito tempo parado, porque na nossa região não haviam competições. Em 1981, teve a primeira Corrida Rústica da Cidade de Xanxerê. Eu tenho a folha de classificação desta corrida, que eram de 5 km e eu fiquei em primeiro lugar. Depois disso, aos poucos paramos de correr, me dediquei ao trabalho, e retornei para Xanxerê em 2014”.

Ao voltar para o município, Valter descobriu que haveria uma competição em um município da região. Ele se inscreveu para a prova e mais uma vez conseguiu classificação. “Eu sabia que teria uma prova, e fui fazer ela. Fiquei em terceiro lugar. Depois disso me empolguei e comecei a me dedicar aos treinos. Começamos a correr nos municípios vizinhos e tudo foi crescendo”.

Foi devido a necessidade de realizar os treinos e também com o objetivo de representar ainda mais o município nas competições, que surgiu o grupo Acorxan. “Era eu e meu colega que corríamos e dividíamos as despesas. Nós sabíamos que tinham pessoas que gostavam muito de correr e queríamos dar a oportunidade para elas.  Por conta disso, surgiu a ideia de abrir uma associação de corredores”.

O grupo tem como meta principal estimular hábitos saudáveis para a população em geral. “Queremos estimular as pessoas a ter uma prática de vida saudável e também representar o município e região. Somos uma associação sem fins lucrativos. A nossa é a única documentada. O Dr. André e Sicoob Credimoc, são os nossos parceiros. Não recebemos ajuda do município. Correr é uma terapia e o nosso grupo dá a oportunidade para as pessoas que queiram aderir ao esporte e iniciar com as atividades”, conclui Valter.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais