Adoção: 47 casais estão na fila da adoção na comarca de Xanxerê

28 de junho de 2019 13:44 | Visualizações: 445
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Adoção: 47 casais estão na fila da adoção na comarca de Xanxerê Foto: Divulgação

O processo da adoção não é rápido ou simples. São diversas etapas necessárias para ter certeza de que o casal está apto para cuidar e zelar pela vida de uma criança. Na comarca de Xanxerê, que compreende três municípios: Xanxerê, Faxinal dos Guedes e Bom Jesus, no momento há 47 casais na fila para adotar.

Após entrar o pedido e entregar toda a documentação, o casal é orientado e passa por avaliações de médicos e psicólogos, tudo para comprovar que o casal é habilitado para tal função, somente após, o casal, de fato, adota uma criança.

Para isso, o casal precisa passar um curso obrigatório, que acontece anualmente e nesta edição será em agosto. Os detalhes do evento ainda não foram divulgados.

– O casal passa por vários processos. Antes ele precisa ser habilitado para depois adotar. De Faxinal dos Guedes contamos com sete casais, um de Bom Jesus e o restante é de Xanxerê. A nossa comarca compreende estes três municípios – comenta Elizabete Aparecida Scheffer, assistente social do Fórum.

Essa espera geralmente leva anos. Por exemplo, agora há 47 casais habilitados para adoção na comarca, sendo que dois casais já estão realizando a aproximação com as crianças para efetivar a adoção, e não há nenhuma criança ou adolescente disponível para adoção.

– Temos várias crianças e adolescentes abrigadas, mas que não estão disponíveis para adoção. Elas ainda podem voltar para as suas famílias. No momento, não temos nenhuma criança disponível para adoção – finaliza.

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais