Adolescentes de Xanxerê, que fazem parte do Programa Novos Caminhos, participam de visita à universidade

14 de setembro de 2018 15:35 | Assessoria de imprensa , Comunidade , Educação Compartilhar no Whatsapp
Adolescentes de Xanxerê, que fazem parte do Programa Novos Caminhos, participam de visita à universidade (Fotos: Assessoria/MB Comunicação)

O fantástico mundo da universidade foi apresentado nessa semana aos adolescentes do programa Novos Caminhos, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) em parceria com entidades. Com idades entre 14 e 18 anos, eles estão em programas de acolhimento e recebem capacitação profissional. E foi com o objetivo de auxiliá-los na inserção no mercado de trabalho que eles conheceram a história, atuação e alguns espaços da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações, o funcionamento do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (NAPI), dicas de participação de entrevistas de emprego, formas de acesso à graduação e oportunidades de empregabilidade e estágios na própria instituição de ensino. Também visitaram o Museu de Ciências Naturais e o Viveiro Florestal. Essa ação faz parte do Movimento Santa Catarina pela Educação que atua fortemente com o objetivo de encaminhar às empresas catarinenses profissionais qualificados e cidadãos melhor preparados para as suas demandas.

Ao completarem 18 anos os adolescentes precisam deixar os abrigos e, para prepará-los para esse novo mundo, profissionais da Unochapecó apresentaram a estrutura da universidade que é comunitária. Nascida da iniciativa de lideranças locais, a Unochapecó tem o intuito de garantir a oferta de educação à população da região, com a disponibilização de mais de 40 cursos de graduação.

De acordo com a psicóloga da Unochapecó Ellen Guerra, para a Unochapecó é muito importante receber visitas como essa. “Ao trazê-los para o campus, estamos aproximando-os do espaço universitário e mostrando que essa é uma experiência de transformações e de muitas possibilidades. Ao conversarmos sobre as opções de cursos, bolsas de estudo, pesquisa e extensão, assim como oportunidades de trabalho e crescimento conosco, procuramos esclarecer que estar aqui é possível e que seriam muito bem recebidos. Percebemos no grupo vários adolescentes com interesses em nossos cursos e esperamos tê-los como nossos alunos em um futuro próximo”.

C. D. R., de 15 anos, é natural de São Paulo e há um ano está em serviço de acolhimentoem Chapecó. Para o futuro profissional pretende atuar na área de fotografia. “Sou apaixonada por capturar imagens e registrar momentos”, contou. Segundo ela, o momento mais marcante da visita foi a dinâmica desenvolvida pela Incubadora Tecnológica (Inctech), na qual os adolescentes foram desafiados a ter ideias inovadoras utilizando apenas três palavras. “Isso nos faz ver que podemos ir além do que imaginamos. Em cinco minutos conseguimos desenvolver uma ideia diferente, sem dúvidas foi uma experiência marcante”, relatou.

Santa Catarina possui aproximadamente 430 adolescentes acima de 14 anos em serviços de acolhimento. “É um projeto grandioso que teve sua primeira turma em Chapecó e hoje está sendo revitalizado com a adesão de outras entidades. Enaltecemos o programa pelo que ele representa e pelo que vem fazendo de bom para os adolescentes que participam e para a sociedade”, declarou o vice-presidente da FIESC para a região Oeste, Waldemar Antônio Schmitz.

O diretor regional Oeste do SESI, Claudemir José Bonatto, ressaltou que o Novos Caminhos foi um divisor de águas. “As instituições parceiras proporcionam amparo social, afetivo e colocam a educação como um fator importante de mudança. O programa se apresenta como uma possibilidade concreta desses jovens vencerem na vida. Todo o conteúdo que eles têm acesso se transformará em uma plataforma muito bem estruturada para oportunizá-los transformar verdadeiramente suas vidas”.

Os adolescentes são participantes do Programa Novos Caminhos da Região Oeste, dos municípios de Chapecó, Xanxerê, Xaxim, Abelardo Luz, Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada, Guatambu, Palmitos e Nova Itaberaba, São Carlos e São Domingos.

Parceria de sucesso

O Programa Novos Caminhos é resultado de parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC, SESI, SENAI e IEL) com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ-TJ/SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação ESAG. (MB Comunicação)


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais