Comunidade

Lance Notícias | 21/06/2020 19:51

21/06/2020 19:51

130658 visualizações

Aeronave do Estado transporta bebê de Xanxerê para tratamento na Capital do Estado

Uma equipe do Batalhão de Operações Aéreas, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU), realizou na tarde deste domingo, 21, o transporte aéreo de um bebê de 7 meses com atrofia muscular espinhal (AME), a qual necessita da medicação Spinraza, o que será […]

Aeronave do Estado transporta bebê de Xanxerê para tratamento na Capital do Estado Fotos: divulgação

Uma equipe do Batalhão de Operações Aéreas, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU), realizou na tarde deste domingo, 21, o transporte aéreo de um bebê de 7 meses com atrofia muscular espinhal (AME), a qual necessita da medicação Spinraza, o que será feito no Hospital Joana de Gusmão em Florianópolis.

A paciente e a mãe foram transportadas de Xanxerê até a Capital. A aeronave modelo Carajá, do Governo do Estado, levou cerca de uma hora para fazer o trajeto de 387 quilômetros.

Trabalho integrado no atendimento

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina trabalhou em parceria com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e a Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde. Para esta ocorrência a equipe de saúde da aeronave Arcanjo-04, com médico, enfermeiro e um bombeiro militar, se deslocaram para Xanxerê, acompanhada de um familiar, para levar o bebê em segurança.

Essa aeronave permite oferece condições de levar o acompanhante até o destino, uma vez que é um bebê, sendo menor de idade, e necessita da presença de um responsável.

Nas redes sociais os pais da Amanda comentaram:

– Boa noite pessoal, estou indo pra Florianópolis, minha primeira viagem de avião, estou com pouco de medo, muitas pessoas estranhas, a sorte que deixaram o papai vir junto, mamãe precisa dele. Tenho três consultas amanhã e a dose do spinraza, minha segunda dose. Tenho que ir um dia antes porque como vou de Sara-saerfron tenho que realizar a internação, minha cidade não tem condições de financiar o meu transporte, a sorte que o dr @maiconimbes e o dr @ednilsonmarcio conseguiram uma liminar na justiça pra garantia do meu transporte, não posso ficar sem esse medicamento, graças a Deus e a eles deu tudo certo. Amanhã vou mostrar pra vocês um pouquinho das minhas consultas. Preciso muito de vocês, estou ficando cada dia mais velha cada dia a mais é um dia a menos – disse.

 

 

(Assessoria de imprensa Governo de Santa Catarina)

 

Deixe seu comentário