Agricultores pedem que prefeitura antecipe licitação para contratação de horas/máquinas para silagem

17 de novembro de 2016 10:26 | Agricultura , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Agricultores pedem que prefeitura antecipe licitação para contratação de horas/máquinas para silagem (Foto:Internet)

Na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (16), um dos assuntos debatidos foi a abertura da licitação, para a contratação de uma empresa terceirizada para auxiliar os pequenos agricultores na produção de silagem para o próximo ano.

Neste ano, a licitação foi aberta em fevereiro, caso esse que vem sendo debatido, para que a licitação para o próximo ano ocorra ainda no mês de novembro, “é um pedido que estamos fazendo para que a abertura da licitação ocorra agora em novembro, porque o milho em muitas propriedades fica pronto no fim de dezembro início de janeiro, então se não realizar o processo licitatório, para ter o tempo hábil”, comenta vereador Adriano De Martini (PT).

O vereador ainda comenta que esse e um método de incentivar os pequenos agricultores, “o agricultor que participar o valor é subdivido, ou seja, é 50%, isso pela lei de incentivo a agricultura. É um incentivo que é uma forma de auxiliar os pequenos agricultores. Hoje cerca de 400 agricultores fazem uso deste serviço, porque os agricultores que tem as máquinas, são os produtores com quem tem mais condições”.

O assunto em questão é que a Prefeitura de Xanxerê prometeu fornecer uma patrulha agrícola com vários implementos a todas as regiões do interior de Xanxerê, mas apenas três grupos de associações foram contemplados, ficando mais de 20 comunidades sem esse atendimento, “considerando que com toda essa situação, os agricultores foram obrigados a contratar por conta própria serviços de trator com ensiladeira, para o milho não passar do ponto, tendo que pagar o valor integral das horas máquina, prejudicando os agricultores que mais precisam desse programa para manter a atividade leiteira”, finaliza.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais