Alagamentos: “Prefeitura foi comunicada destes problemas por várias vezes”, diz promotor

8 de outubro de 2018 11:29 | Comunidade , Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Alagamentos: “Prefeitura foi comunicada destes problemas por várias vezes”, diz promotor Foto: Internautas/Lance Notícias

As fortes chuvas que atingiram Xanxerê, na última semana, ocasionaram diversos pontos de alagamentos e desmoronamentos. Com um prejuízo estimado em R$ 6,8 milhões, o município decretou situação de emergência. Cerca de 169 pessoas foram atingidas e 58 residências registraram danos, além de empresas e indústrias.

As cenas de alagamentos são decorrentes no município, inclusive, há vários inquéritos instaurados no Ministério Público, pedindo por melhorias por parte da Administração pública. De acordo com o promotor de Justiça, Marcos Augusto Brandalise, a Prefeitura foi comunicada destes problemas ainda em 2017.

“Precisa de engenharia, de um estudo técnico, que é o que vai definir o que causou os alagamentos. No Ministério Público, nós temos vários inquéritos apurando a precariedade disso. De um ponto de vista legal, não podemos obrigar que as obras sejam feitas. O que cuidamos agora é com as obras dos loteamentos, destacando que a maioria destes problemas ocorrem em áreas antigas do município”, explica.

Ainda segundo o promotor, cada órgão precisa fazer a sua parte. “Já foram feitas recomendações de medidas que não envolvem custo. Um exemplo, são os levantamentos das áreas atingidas. Os alagamentos são problemas que já tem recomendação do Ministério Público, aonde já avisamos mais de uma vez, há mais de um ano. Isso precisa ser definido, precisa de um planejamento urbano. É questão de investimento. Claro, que foi muita chuva, teve o lixo nas tubulações, mas cada um precisa fazer a sua parte”.

Na manhã desta segunda-feira (08), o Lance Notícias buscou contato com o secretário de Obras do município, Rivael Freschi, por diversas vezes, porém não obteve sucesso até a publicação desta reportagem.

Na última semana, o prefeito em exercício, Ivan Marques, acompanhou os trabalhos de limpeza. Na oportunidade, ele informou que, em alguns pontos, foi possível perceber que o que causou o alagamento foi o lixo que acabou trancando os bueiros, impedindo a vazão da água. Ademais, o mesmo se comprometeu em realizar melhorias em alguns dos pontos mais críticos do município, como por exemplo, o Bairro Veneza.

Xanxerê registra novos pontos de alagamentos e desmoronamentos

Moradores contabilizam prejuízos causados pela forte chuva e alagamentos

Comerciantes calculam prejuízos após alagamentos, em Xanxerê  

Câmara irá destinar recursos para Secretaria de Obras realizar melhorias após alagamentos


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais