Educação

Lance Notícias | 09/09/2020 11:35

09/09/2020 11:35

66834 visualizações

Alfabetizadora detalha satisfação ao trabalhar com crianças no processo do ler e escrever

Professora a mais de 25 anos, Elise Rosane Engers Tofolo é atualmente diretora pedagógica na Secretaria de Educação Municipal, e comentou com o Lance Notícias sobre as dificuldades e conquistas de ser uma alfabetizadora. – O processo de alfabetização é muito instigante, é um processo que faz com que os olhos das crianças brilhem na […]

Alfabetizadora detalha satisfação ao trabalhar com crianças no processo do ler e escrever

Professora a mais de 25 anos, Elise Rosane Engers Tofolo é atualmente diretora pedagógica na Secretaria de Educação Municipal, e comentou com o Lance Notícias sobre as dificuldades e conquistas de ser uma alfabetizadora.

– O processo de alfabetização é muito instigante, é um processo que faz com que os olhos das crianças brilhem na apresentação de cada letra, de cada palavra, na conquista de cada criança ao conseguir ler e compreender o que está lendo – comentou ela.

Conforme ela explica, a alfabetização não somente o saber ler e escrever, é preciso que saiba compreender o que está sendo lido e escrito.

– Toda a emoção de uma criança ao entrar na sala de aula do primeiro ano, onde as vezes ela só reconhece as letras do alfabeto, e ao chegar na metade do ano essa mesma criança estar lendo e escrevendo, é extremamente gratificante para o professor – disse.

Sobre ser professor nos dias de hoje, Elise comenta que não é uma tarefa fácil, é um caminho árduo que exige amor pela causa, mas recompensador.

– É um grande desafio, mas acima de tudo é ser protagonista no ensino, é renovar as estratégias e buscar fazer bem feito. A aprendizagem não acontece se o professor não for eficiente naquilo que faz, ele precisa estar sempre interagindo e criando o interesse por parte da criança, para que o processo aconteça – contou.

Nesta terça-feira (08) foi celebrado o Dia Internacional da Alfabetização, e Elise comenta sobre a data e seu objetivo, que é mostrar o quão importante é a alfabetização para os indivíduos, para a vida em sociedade, além de ser um direito de todos.

– Hoje vemos os pais com seus filhos em casa, intermediando a aprendizagem, e sabemos que não é fácil e que há dificuldades. Com certeza vemos que a relação professor aluno é essencial, principalmente nesta fase de alfabetização. Então, o que aconselhamos aos pais é que leiam para seus filhos, contem histórias, peça para que eles reproduzam aquilo que ouviram. Que utilizem revistas, jornais, e possibilizem a interação com esse mundo de letras, histórias, e é claro, tirar da frente da televisão, do celular – destacou ela.

Um verdadeiro depoimento de uma educadora e alfabetizadora, que se preocupa com o processo neste período de pandemia, com as crianças longe da sala de aula, fora do convívio escolar, e que seguem crescendo e precisam estar preparadas para o futuro.

– Nessa situação em que os pais estão intermediando a educação, os professores sabem a dificuldade do processo e sentem-se ansiosos sem conseguir acompanhar o desenvolvimento, o progresso do dia-a-dia dessas crianças, por isso sensibilizam-se com os pais e estão disponíveis para prestar o auxílio dentro do possível deste momento – concluiu.

Deixe seu comentário