Alimentos podem ajudar no combate à ansiedade

18 de maio de 2017 11:28
Lance Notícias , Saúde , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Alimentos podem ajudar no combate à ansiedade Manter hábitos saudáveis também colaboram para o combate à ansiedade (Foto: Divulgação)

Em meio à correria e estresse do dia a dia, a ansiedade pode acabar atrapalhando o desenvolvimento de atividades rotineiras. O Lance Notícias foi em busca de dicas que podem ajudar a amenizar os sintomas, que para algumas pessoas podem resultar em coração acelerado, dores nas costas, sudorese intensa, vontade incontrolável de comer alimentos doces e/ou gordurosos.

A nutricionista Suellienn Centenaro destaca que a alimentação pode auxiliar no combate dos sintomas, “alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento, e através da alimentação podemos controlar ou aumentar esses sintomas”, ressalta a nutricionista.

Alguns alimentos estão ligados à formação de hormônios, como a serotonina, vitaminas do complexo B, destacada por Suellienn. Esses componentes são encontrados em vegetais verdes escuros, avelãs, castanhas e cereais integrais. Outros elementos também possuem grande relevância para diminuir a ansiedade, “vitamina C e zinco auxiliam também, ajudando a reduzi a secreção do cortisol, hormônio liberado em resposta ao estresse e à ansiedade, podemos encontrar nas frutas cítricas como kiwi e goiaba”, salienta Suellienn.

Outros alimentos que colaboram são o chocolate, em especial o meio amargo, pois não são tão calóricos e possuem menos açúcares e também os chás ansiolíticos, como melissa, camomila e maracujá, proporcionando o relaxamento. Já alimentos ricos em cafeína, gorduras, açúcares, industrializados e farinhas brancas, estão na lista que fazem mal a ansiedade e nervosismo.

Possuir hábitos saudáveis é fundamental, não só para controlar um distúrbio, mas para manter uma qualidade de vida melhor, “hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, uma alimentação balanceada, manter o foco nas suas atividades, estar com pessoas que tenham afinidade com você como família e amigos e dedicar um tempo para você se cuidar e relaxar para ter uma vida menos ansiosa e estressada”, finaliza Suellienn.

 

 

 

 

 

 

 


Por: Alessandra Bagattini

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