Aluna da Escola Gomes Carneiro é selecionada para o Programa Jovens Embaixadores 2020

8 de outubro de 2019 11:54 | Visualizações: 804
Comunidade , Educação Compartilhar no Whatsapp
Aluna da Escola Gomes Carneiro é selecionada para o Programa Jovens Embaixadores 2020

A aluna do 2º ano da Escola Gomes Carneiro, de Xaxim, Deborah Pires da Silva, que tem 16 anos e integra a turma do Ensino Médio Integral Em Tempo Integral – Emiti, é semifinalista a participar da competição nacional por uma das vagas ao Programa Jovens Embaixadores 2020.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América.

Deborah foi avaliada em diversos quesitos por se destacar em sua comunidade ao desempenhar ações voltadas aos colegas da escola, bem como da população em geral. A notícia que foi uma das escolhidas a pegou de surpresa e agora aguarda ansiosa pelo resultado final que sairá ainda neste mês.

– A notícia me deixou bem surpresa na hora, ao ponto de gritar de felicidade. Agora estou bem ansiosa para dia 31 de outubro, que é quando eles anunciam os Jovens Embaixadores 2020. Essa é uma fase de seleção e precisa aguardar o resultado final – explica a aluna.

Ela seguiu os requisitos do programa para ser uma das selecionadas. Tudo é avaliado, desde histórico escolar, provas escritas e oral, entrevista e estar envolvida com algum projeto social.

– O principal mesmo é estar engajado em algum projeto social e eu apresentei para os avaliadores em Florianópolis quando fui fazer as provas. Precisa ser autêntico, tanto que eles visitam a casa e entrevistam os responsáveis, se tiver algo de errado ou uma mentira na inscrição, você automaticamente é desclassificado. Então eles cobram boas notas, algum cursinho se estiver participando, histórico escolar, enfim, são diversos documentos que precisam ser enviados – explica Deborah.

A aluna também participa desde o ano passado do Emiti que, em um primeiro momento, desenvolveu junto com seus colegas um projeto de reforma da biblioteca, a qual hoje é utilizada para leitura, aulas e também vídeoaulas. Nesse segundo ano de Emiti, Deborah e seus colegas estão com um projeto para realizar um campeonato entre escolas, proporcionando o lazer entre as famílias e a comunidade xaxinense.

– Esse ano o nosso projeto é voltado à comunidade, então faremos um campeonato entre escolas, o que já promove o lazer e com o dinheiro arrecadado a gente vai comprar ração para dar a ONG que cuida de cachorros de rua e também comprar cestas básicas para famílias carentes. Ano que vem eu já não sei qual projeto será desenvolvido no Emiti – frisa.

Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais