Aluna indígena troca experiência na Conferência Nacional pelo Meio Ambiente

19 de junho de 2018 08:46 | Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Aluna indígena troca experiência na Conferência Nacional pelo Meio Ambiente Foto: divulgação

Nalanda Paula Sengri dos Santos, da Escola Indígena Pinhalzinho, de Ipuaçu, foi uma das selecionadas para a etapa estadual da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento, começou na sexta-feira, 15, ocorre em Sumaré (SP) e vai até esta segunda-feira, 18.

O tema da conferência é “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”. Nalanda, que está em São Paulo, destaca que participar do evento tem sido uma experiência única e que levará muito conhecimento para repassar à sua comunidade.

“Eu sou indígena e estou representando Santa Catarina na Conferência. Participar desse evento está sendo maravilhoso, é uma experiência única. Estou fazendo muitas amizades, conhecendo várias pessoas de vários estados diferentes. Estou aprendendo muita coisa, principalmente cuidar no meio ambiente e, em especial, sobre a água. Espero que possa levar um pouco de conhecimento para minha comunidade e ajudar de alguma maneira”, conta Nalanda.

A aluna viajou com a professora Anderleia Aparecida Kegir Jacinto e comenta também que além de ter conhecido mais sobre o meio ambiente, pode vivenciar um pouco de cada cultura dos estados que possuem alunos participantes.

“Vivenciei várias coisas diferentes, porque cada estado tem sua cultura, então pude aprender um pouco da maneira como cada pessoa dos estados se comunicam. Conheci vários projetos e também peguei várias sementes de ipês, palmeira, pau-brasil, entre outros”, frisa Nalanda.

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem por objetivo promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais