Aluno de escola de Xanxerê conquista ouro em Olimpíada de Matemática em nível nacional

5 de dezembro de 2018 09:35 | Educação , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Aluno de escola de Xanxerê conquista ouro em Olimpíada de Matemática em nível nacional Alunos premiados e o professor de matemática (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

A Escola Municipal Aparecida, de Xanxerê, tem comemorado as conquistas dos últimos dias: quatro alunos se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Destes, um conquistou o ouro, outro bronze e dois menções honrosas. A olimpíada distribuiu, entre os estudantes de escolas públicas, um total de 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 40.946 menções honrosas, em todo o país.

– Já são anos que a escola participa da Olimpíada de Matemática, desde que entrei na escola, ultimamente tem se destacado mais. A escola participou neste ano de três olimpíadas, a OBMEP, a nível nacional, a OBM que tivemos um aluno convidado a fazer, são os melhores alunos que são convidados e a OMOC que é organizada pela Universidade Federal Fronteira Sul, de Chapecó. Não tem segredo. Faz anos que eu sou professor deles e isso ajuda na continuidade dos trabalhos e claro, o esforço dos alunos que se dedicam fora do horário de aula também – destaca Vanderlei José Maschio, professor de matemática da escola.

 

Os alunos premiados

Daniel Henrique Borges garantiu o ouro e destaca que destina cerca de duas horas por dia para estudos em casa.

– Fiquei muito feliz quando acessei o sistema e vi meu nome na lista. Ano passado também participei e consegui o bronze. Confesso que eu não gostava muito de números, sempre gostei mais de história, de ler – enfatiza.

Gabriel de Oliveira, morador do Bairro Matinho, de 13 anos é aluno da sétima série garantiu o bronze.

– Eu gosto muito de matemática, é a primeira vez que me destaco – diz.

João Riva e Eduarda Moura garantiram a menção honrosa. Esta é destinada para aqueles que também se destacam na prova.

Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, a OBMEP registrou este ano um novo recorde de escolas inscritas com um total de 54.498 instituições, abrangendo 99,44% dos municípios de todo o país. O número total de inscritos foi de 18.237.996 estudantes do ensino fundamental e médio, oriundos de 48.970 escolas públicas e 5.528 escolas particulares.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais