Alunos da Apae de Xanxerê conquistam três troféus em evento regional

8 de abril de 2018 08:01 | Comunidade , Cultura , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Alunos da Apae de Xanxerê conquistam três troféus em evento regional Fotos: Divulgação

Alunos da Escola Especial Helena Adams Keller-Apae de Xanxerê conquistaram na última quarta-feira, dia 04, três troféus do XI Festival Nossa Arte da Região Oeste. O Festival é um evento regional, com a participação das 10 escolas que compõem a Regional Oeste da Federação Catarinense das Apaes e foi realizado no município de São Lourenço do Oeste.

No ano passado a aluna Claudia Terezinha da Rosa, aluna da Apae de Xanxerê ganhou o concurso que escolheu a arte para as camisetas do Festival. Este ano, a Apae de Xanxerê participou com 23 alunos nas categorias dança, arte musical, artes cênicas e dança folclórica, classificando-se em primeiro lugar nas categorias de dança, com o musical Waca Waca, na dança folclórica e na categoria artes cênicas. Agora nossos alunos representarão a Regional Oeste no Festival Estadual, que ainda não tem data definida.

A diretora da Escola, Alvaneve Moretto, destacou que a conquista representa muito para a Escola, pois é resultado do empenho dos alunos e dos profissionais que se envolveram. “É muito bom para nós essa conquista, porque representa uma superação para os alunos, mas principalmente porque é o resultado do esforço de todos os profissionais. Oito professores estiveram diretamente envolvidos, além da orientadora pedagógica, mas os outros professores, que muitas vezes tiveram que substituir os envolvidos nas salas durante os ensaios, os técnicos, o presidente Vainer e sua diretoria que custearam todas as despesas dos alunos, a Ana, nossa regional, que também foi de grande importância para essa conquista, a Fundação, enfim, é uma conquista de toda a Escola”.

De acordo com Alvaneve, para os alunos, mais que um troféu, este tipo de evento é um salto no desenvolvimento pessoal de cada um. “É fundamental a participação dos alunos, tanto que tivemos uma capacitação na semana passada, na Incorpore, em Chapecó, com nossa professora, Franciele, que tem formação em dança. Lá nós aprendemos o quanto é importante o movimento corporal, a expressão corporal para o desenvolvimento do aluno, tanto na parte física, quanto na parte psicológica, porque além deles estarem alongando o corpo, estar em contato com a música, eles se sentem parte do número, da apresentação, do grupo, isso trabalha todo o sistema emocional do aluno”.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais