Alunos do IFSC visitam Sicoob Credimoc para agradecer patrocínio ao experimento que será testado no espaço

13 de junho de 2019 16:13 | Visualizações: 266
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Alunos do IFSC visitam Sicoob Credimoc para agradecer patrocínio ao experimento que será testado no espaço Foto: divulgação

Quatro estudantes do terceiro ano do Ensino Médio: Isabela Battistella, Renata Müller, Ricardo Cenci e Roberta Debortoli, alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Santa Catarina câmpus Xanxerê, em agosto de 2018 inscreveram-se para o programa Garatéa-ISS.

Esse programa tem como objetivo disseminar a ciência no Brasil e na edição de 2018 contou com a inscrição de 172 escolas de todo o país. Essas escolas receberam materiais de estudo e, ao prazo de nove semanas, tinham como objetivo desenvolver um experimento para ser testado em microgravidade, na Estação Espacial Internacional.

Das 172 escolas brasileiras participantes o projeto do IFSC Xanxerê, orientado pelos professores Andreia Weber, Daniel Ecco e Victor Bernardes, intitulado Gravidade versus capilaridade no processo de filtração, teve a honra de ser o escolhido como vencedor pela equipe da Garatéa. A proposta desse experimento é testar uma versão do filtro de barro brasileiro na microgravidade (gravidade próxima de zero). Para isso será utilizado o processo de filtração por carvão ativado substituindo a ação da gravidade pela capilaridade.

Além disso, os alunos foram convidados para apresentar o projeto na SSEP National Conference em Washington, capital dos Estados Unidos, nos dias 1 e 2 de Julho deste ano. Ainda em julho o experimento será enviado até a Estação Espacial Internacional juntamente com os astronautas da NASA.

A oportunidade de realizar esta viagem e poder representar todos os estudantes brasileiros é um sonho que só será realizado caso consigam o apoio financeiro necessário para arcar com as despesas. E para isso, os participantes do projeto têm buscado ajuda. Um dos meios aos quais recorreram, foi o Rotary International, club Xanxerê. O clube além de disponibilizar auxílio monetário, viabilizou o contato dos alunos com o Sicoob Credimoc Xanxerê.

Nesta quinta feira (13/06), o Sicoob Credimoc Xanxerê, ao ser contatado pelo Rotary, oportunizou aos alunos, em visita à cooperativa, um patrocínio que em muito vêm a ajudar o grupo, que estará representando não apenas Xanxerê, mas o Brasil inteiro, no congresso em Washington, nos Estados Unidos.

O gerente geral do Sicoob Credimoc, Odir Francisco Sete parabeniza os estudantes do IFSC de Xanxerê e agradece ao Rotary, a lembrança ao solicitar o apoio para a viagem. Que esse experimento possa atingir os objetivos e auxiliar os astronautas em suas missões no espaço, comentou o gerente.

Odir disse que tanto o IFSC, quanto os alunos que após muita dedicação venceram mais de 4 mil participantes são motivo de orgulho para Xanxerê e merecem nossa especial atenção e seremos muito bem representados em Washington, finalizou Odir.

– Contato com o grupo e meios pelos quais é possível disponibilizar ajuda, caso haja interesse:

  • E-mail: ifscxanxeregaratea@gmail.com Telefone: (49) 99971-2794
  • Vakinha online: vaka.me/442332

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais