Alunos e professores do município e do estado se preparam para as férias escolares de julho

25 de junho de 2019 18:56 | Visualizações: 233
Educação Compartilhar no Whatsapp
Alunos e professores do município e do estado se preparam para as férias escolares de julho Foto: Divulgação

O recesso escolar deste ano será de 15 a 26 julho. O calendário foi planejado para coincidir com escolas do município e também do estado, uma vez que as vans escolares realizam o trabalho de transporte dos alunos. Já para as crianças, o município planeja deixar um Cemei aberto para atender aos pais que precisam trabalhar nesse período.

Conforme a secretária municipal de Educação, Cláudia Favero, aproximadamente 4 mil alunos terão 15 dias de descanso para iniciar o segundo semestre. Já os professores passarão por capacitações de 15 a 19 de julho.

Ainda de acordo com a secretária, a abertura de uma creche vai auxiliar os pais que não tem condições de ficarem com os filhos. Para isso, os pais devem comunicar a direção de cada Cemei até esta quinta-feira (27) informando que necessitam os serviços nesse período.

– A criança não pode ficar 12 meses em um Cemei porque ela tem o direito a convivência familiar. Então esses pais que realmente precisam desse regime especial no período de férias precisam entregar um comprovante que estão trabalhando. Esses pais tem até quinta-feira (27) para comunicar a direção da escola para nos organizarmos e abrirmos um Cemei nesse recesso. Ano passado tivemos 150 pais pediram vaga, mas somente 80 frequentaram a creche, mas isso é prejuízo porque nos organizamos para os 150, por isso é preciso dessa conscientização – explica a secretária Claudia.

 

Recesso na rede estadual

Já na rede estadual de ensino, 13.328 alunos da regional estarão no período de férias. Somente de Xanxerê são 4.266 alunos. São 47 escolas, nove Apaes e uma Apadavix ficarão fechadas nesses 15 dias de recesso no mês de julho.

Conforme a coordenadora Regional de Educação, Terezinha Carbonari, já no dia 15 inicia o Conselho de Classe com os professores. No dia 16 tem formação pedagógica e de 17 a 28 os professores terão seu recesso. O retorno das aulas será no dia 29 de julho.

– Tem formação dos professores nesse recesso e isso é de suma importância para iniciarmos o segundo semestre com força total. É um período de descanso, mas também de preparação para iniciar o segundo semestre do ano letivo – conta a coordenadora.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais