Alunos soldados concluem módulo de resgate veicular com simulação

31 de agosto de 2018 15:24 | Bombeiros , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Alunos soldados concluem módulo de resgate veicular com simulação (Foto: Tenente Alan/Corpo de Bombeiros)

Durante esta semana, a turma de alunos soldados do curso de formação promovido pelo Corpo de Bombeiros participam do treinamento de resgate veicular. As aulas são ministradas por bombeiros militares. E, durante a noite da quinta-feira (30), os alunos soldados participaram de uma simulação de resgate veicular em situações adversas.

Conforme o coordenador do curso em Xanxerê, tenente Alan Delei Cielusinsky, o objetivo do treinamento foi colocar os alunos em uma situação o mais próximo possível da realidade.

“O treinamento consistia nos alunos trabalharem em uma cena de acidente o mais próximo da realidade possível. Colocamos uma série de efeitos para eles como fogo, água, fumaça, barulho, tentando simular as situação com que eles podem se deparar”, comenta.

A cena de acidente montada tinha três veículos, sendo que um estava sobre as rodas, um capotado e um lateralizado. E, para resgatar as vítimas (representadas por bonecos), os alunos precisavam enfrentar adversidade como água, fogo, fumaça e barulho. Para realizar o resgate, os alunos foram divididos em equipes de quatro pessoas.

O módulo de resgate veicular foi encerrado nesta sexta-feira (31) e foi coordenado pelo comandante interino da 1ª companhia de bombeiros militares de Joaçaba, 1º tenente Lazarin juntamente com a equipe de instrução, composta por dois bombeiros de Joaçaba e bombeiros de Xanxerê. Na próxima semana os alunos soldados terão aulas sobre espaço confinado, ministradas pelo comandante do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, tenente coronel Walter Parizotto.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais