Amor pelo futebol e pelo artesanato: xanxerense investe na criação de escudos

10 de julho de 2018 09:57
Lance Notícias , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Amor pelo futebol e pelo artesanato: xanxerense investe na criação de escudos O processo de fabricação leva em média 10 dias. (Fotos: Patrícia Silva/Lance Notícias)

O amor pelo futebol e especialmente pelo grêmio oportunizou um novo nicho de mercado para o xanxerense Afonso Lazarotti, que após se aposentar resolveu investir e iniciar com a criação de escudos.

Realizando o trabalho há mais de um ano, Afonso destaca que desde que iniciou com as criações, foram vendidos aproximadamente 30 escudos.

“Depois que me aposentei comecei a fazer o artesanato e surgiu a ideia dos escudos. Quando comecei, foram aparecendo encomendas e eu fui fazendo. Apesar de ser gremista, eu faço escudos de vários times. Já vendi mais de 30”.

O processo de fabricação leva em média 10 dias, já que o principal material utilizado para a produção é o cimento.

“O processo todo demora mais de uma semana, porque preciso fazer a massa, deixar secar, depois precisa fazer o acabamento e deixar secar de novo. Depois de seco, faço a pintura e outros acabamentos. Então o processo é demorado”.

Dentre os escudos produzidos, o mais inusitado está de um time da Inglaterra. Afonso comenta que já vendeu o produto para vários municípios da região.

“Faço para região toda, inclusive fiz um para um pessoal de Florianópolis, onde o escudo era do Avaí. Já recebi encomendas para fazer de um time da Inglaterra. O pessoal usa bastante para dar de presente”.

Para produzir um escudo, Afonso utiliza concreto, moldes de madeira, ferro e isopor. O escudo custa em média R$150,00.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais