Amor pelos animais: adestrador de Xanxerê conta sobre sua trajetória na profissão

5 de março de 2019 09:37 | Visualizações: 933
Animais , Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Amor pelos animais: adestrador de Xanxerê conta sobre sua trajetória na profissão (Fotos: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

O xanxerense Edemar Luiz da Silva é conhecido no município pelo trabalho que realiza com cães. Edemar é o policial responsável pelo canil setorial da 4ª Companhia de Polícia Militar e, paralelo a isso, mantém um canil e uma empresa de adestração.

Antes de fazer parte da Polícia Militar, Edemar trabalhava com instalação de climatizadores. Mas, quando foi designado para trabalhar no canil e conheceu a cinofilia, decidiu tomar isso como sua profissão.

– Fui designado para trabalhar no canil da PM e quando fui chamado não sabia nada sobre os cachorros. Conhecia, como animal de estimação, mas não sabia que eles tinham tanta utilidade para serviço como segurança, resgate. E, a partir do momento que comecei a trabalhar com cães e conheci a cinofilia eu soube que era isso que eu queria fazer. Comecei a me espelhar em outros adestradores, aprendi mais sobre os cães e comecei a ser procurado pelas pessoas para ajudar no adestramento de cães e decidi seguir com isso – conta.

Edemar já trabalha há seis anos no ramo e, hoje, seu modo de treinamento vem se tornando uma referência cada vez mais forte no mundo da cinofilia. Um exemplo disso é que Edemar sempre é chamado para ministrar palestras, seminários e workshops tanto em Santa Catarina como também em outros estados.

– Eu me apaixonei pela modalidade de policiamento com cães, comecei a buscar conhecimento na área. Comecei a ler bastante coisas sobre o assunto e sempre que eu podia participava de cursos. Com isso, a paixão foi crescendo a ponto de hoje eu ter um canil e trabalhar exclusivamente com cães, tanto no meu trabalho mesmo como também na polícia. E, como forma de reconhecimento dessa dedicação, muitas pessoas me procuram para que eu repasse esse conhecimento – explica.

Por trabalhar sozinho no canil da PM e, depois, em sua empresa, Edemar precisou adaptar os treinos com cães para que o aproveitamento fosse melhor. E é esse diferencial que o leva cada vez mais longe.

– Sempre falo que, talvez, esse destaque e essa questão de hoje termos criado algo diferente dentro do adestramento canino é muito em função pelas dificuldades que a gente passa na questão de pessoas para trabalhar. Em contrapartida, você precisa conhecer o mundo cinófilo de modo geral para entender o cão. Eu criei um programa de treino diferente, utilizo de técnicas de adestramento que já existem, mas faço um treino diferenciado para criar o cão multifuncional – frisa.

 

Treinamentos

Hoje, Edemar busca treinar o cão para que realize as atividades pelo seu dono e não apenas pela recompensa que ele receberá assim que executar a tarefa. Diante disso, ele conta que seu adestramento é baseado no amor e vínculo entre o cão e seu tutor.

– Todo o adestramento é condicionado, o cão faz aqueles exercícios que você procura no momento. Mas, o meu condicionamento vai além da recompensa com o brinquedo, com a comida, mas vai também do amor e apego comigo. E esse é um cão que vai se adequar a todas as formas de trabalho. Meu adestramento se baseia no cão fazer o trabalho para o dono, não só pela recompensa – comenta.

 

Cinoterapia

Além disso, Edemar também presta serviços sociais e voluntários, oferecendo sessões de cinoterapia em diversos locais como o Lar do Idoso, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e também no Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

– Faço também esse trabalho social e voluntário, em parceria com diversas entidades, pois se sabe que esse contato com os cães faz muito bem e essas pessoas atendidas precisam muito disso. É muito gratificante para mim, enquanto adestrador, ver a transformação que um animal pode causar na vida das pessoas – destaca.

Edemar frisa que o contato com animais ajuda, inclusive, no desenvolvimento de crianças.

– O convívio e contato com os animais para as crianças é extremamente gratificante e muito importante para o desenvolvimento da criança ter um animal de estimação. Isso vai ensinar a criança a ter responsabilidade, ela vai saber como é depender de alguém – conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais