Animais como presente de Natal pode ser uma boa ideia, desde que seja planejado

23 de novembro de 2018 08:48 | Animais , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Animais como presente de Natal pode ser uma boa ideia, desde que seja planejado Foto: Divulgação

Com a chegada do final de ano, é comum presentear as pessoas amadas. Dentre as diversas opções de presentes, estão os animais de estimação, que geram alegria tanto para crianças como adultos. Mas ter um animal de estimação deve ser uma escolha consciente, alerta o zootecnista, Vagner Ribeiro. É preciso saber se a pessoa é responsável e realmente consegue cuidar do pet.

– É importante a pessoa ver se esse presente será desejado, pois tem uma série de fatores que temos que analisar para que o animal e a pessoa consigam viver bem – orienta Vagner.

Por exemplo, deve ser analisado se a pessoa tem condições de cuidar de um animal, pois ele gera gastos com alimentação, banho e vacinas. Depois disso, deve-se analisar onde a pessoa mora. Em um apartamento um cachorro de porte grande não acabaria se adaptaria.

– Tem que ver a pelagem do animal, se a pessoa gosta mais de pelo longo ou curto, de porte grande ou pequeno – explica.

Além disso, é muito importante ver se a pessoa tem com quem deixar o animal e se terá paciência para criá-lo, para que consequentemente ele seja bem-vindo no novo lar. Depois de conferir todos estes dados, vem a escolha do animal e preferencialmente a adoção.

– É muito importante ressaltar que a pessoa deve adotar o animal ao invés de comprar, dar a oportunidade de um animal abandonado ter um novo lar, que será extremamente grato ao seu novo dono – pontua.

Além da gratidão, um animal adotado nas ONGs, normalmente já é castrado, são mais resistentes que um animal de raça por não serem geneticamente modificados, e são muito agradecidos pelo novo lar, por já terem sofrido anteriormente.


Por: Karina Ogliari

Deixe seu comentário

Saiba Mais