Apae e Apadavix recebem micro-ônibus por meio de emenda parlamentar

21 de janeiro de 2019 15:14
Comunidade , Social , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Apae e Apadavix recebem micro-ônibus por meio de emenda parlamentar (Foto: Alessandra oliveira/Lance Notícias)

O deputado federal Valdir Colatto, durante este fim de mandato, visitou Xanxerê nesta segunda-feira (21) para destinar recursos na área da saúde e também para duas entidades do município.

Na saúde, foram destinados R$ 3 milhões para o Hospital Regional São Paulo, para ser investido em custeio e também a instalação de um sistema para captação de energia fotovoltaica. Além disso, R$ 100 mil foram destinados para a Secretaria Municipal de Saúde, também para custeio.

E, para as entidades, Colatto destinou dois micro-ônibus, sendo um para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e um para a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos e Visuais de Xanxerê (Apadavix). Os veículos serão destinados para os transporte dos alunos das suas casas até as sedes das entidades.

– Entregamos esses dois ônibus e também já entregamos dez computadores para cada uma das entidades e entregamos também valores para a saúde no município. São recursos que conseguimos no ano passado e estão sendo pagos neste ano. Temos destinado mais um ônibus para a Apae, que será entregue neste ano – comenta Valdir Colatto.

Para a diretora da Apadavix, Lourdes Rodrigues Salvatori, essa é uma conquista para a entidade. Hoje, são atendidos cerca de 80 alunos no local e o micro-ônibus ficará à disposição de todos para o transporte.

– É uma satisfação para nós enquanto associação receber esse veículo. Agradecemos muito as pessoas que se empenham e que fazem as coisas acontecer, em prol da associação. Temos uma van que é utilizada para o transporte dos alunos e a situação desse veículo é preocupante. Tivemos vários gastos com melhorias e os documentos dela para que ele pudesse rodar até o fim do ano passado, com a expectativa de receber o valor da emenda do deputado para a compra desse veículo novo – destaca.

Já o presidente da Apae de Xanxerê, Vainer Ferreira de Andrade, explica que o ônibus irá substituir um dos veículos que hoje faz o transporte dos alunos. E, além disso, há a expectativa de mais um veículo ser destinado para a entidade. Hoje, a Apae atende cerca de 180 alunos.

– Nós temos dois ônibus hoje, mas que já estão em condições precárias, que não oferecem mais o conforto necessário aos nossos alunos e também estamos gastando bastante com mecânica. Essa emenda do deputado vai nos ajudar muito, porque já veio o ônibus adaptado, que é o que precisamos. E, também, há um valor que será destinado para a compra de um ônibus maior e, caso ele venha, vamos tirar os nossos dois de circulação e deixar os dois novos, oferecendo mais segurança e conforto aos nossos alunos – pontua.

Para o prefeito, Avelino Menegolla, todos os recursos destinados por Colatto neste ato irão auxiliar a população. Em específico, com os veículos, as duas entidades e o valor para a saúde irá auxiliar na manutenção das atividades.

– Esses veículos vão melhorar a condição do transporte dos alunos e, também, esse recurso para a saúde é muito importante, pois essa parta sempre precisa de recursos, mas estamos firmando parcerias com nossos representantes e conseguimos manter tudo em ordem e estamos desenvolvendo as atividades – conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais