Apae lança projeto de reciclagem de lixo

16 de junho de 2016 07:10
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Apae lança projeto de reciclagem de lixo Apae lança projeto de reciclagem de lixo (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (15) a Escola Especial Helena Adams Keller – Apae de Xanxerê, realizou o lançamento do Programa Reciclar para conservar o Meio Ambiente.

O projeto foi desenvolvido por professores e técnicos, com o apoio da Fundação Aury Luiz Bodanese, da Aurora Alimentos, e tem como objetivo promover a educação ambiental escolar, através da conscientização de alunos, familiares e funcionários da Apae de Xanxerê na reflexão  sobre a necessidade de separar e dar o destino correto ao lixo produzido pelas famílias e comunidade de abrangência da escola, como uma das formas de manutenção do equilíbrio ecológico.

Como atividades preparatórias do Programa foram realizadas visitas ao aterro sanitário, ao posto de saúde do bairro para entender como e feito o descarte do lixo hospitalar e à empresa de reciclagem de papel, na comunidade de Medianeira.

Além disso foi desenvolvida uma composteira na Escola para reaproveitamento de parte dos alimentos que são doados através do projeto Mesa Brasil, mas que chegam sem condições de consumo.

A partir da implantação do programa, serão intensificadas algumas atividades por alunos e professores na Escola, como: separação do lixo reciclável, confecção de estopas a partir de uniformes velhos e sem condição de uso, separação de legumes e verduras para compostagem e a utilização de pneus no projeto de jardinagem e embelezamento da Escola

As responsáveis pela elaboração do programa são a assistente social Simone de S. Martarello, a orientadora pedagógica Marcia dos Santos e as professoras Gemile C. M. Vicentin, Gizele G. Rodrigues e Ione Paulina dos Santos.

O evento contou com a presença da bióloga Marina Petzen, Bruna dos Santos Lima e Laureci Maria Folle Vieira, representantes da Fundação Aury Luiz Bodanese, o tesoureiro da Apae, Eliseu Gasparini, a diretora da Escola Helena Adams Keller, Denise Berrido, além de representantes da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. (Ass. Com./VSD Marketing & Comunicação)

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais