Aparelhos eletrônicos saem das lojas com tempo útil contado

6 de novembro de 2018 15:43 | Comércio , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Aparelhos eletrônicos saem das lojas com tempo útil contado Foto: Divulgação

Com o avanço da tecnologia os aparelhos eletrônicos tem cada vez mais funções e facilitam a vida da população, mas essa facilidade é acompanhada de uma baixa durabilidade pelos mesmos.

O técnico em eletrônica, Eduardo Mateus Farina de Xanxerê, comenta que essa baixa durabilidade se deve a qualidade dos matérias usados na produção. “A qualidade do material usado é reduzida, encurtando assim a vida útil do aparelho. Antigamente um aparelho de TV que tinha uma vida útil de 20 anos, hoje dura no máximo seis anos”, explica.

Além desse encurtamento na vida dos aparelhos, Eduardo comenta que alguns eletrônicos como TVs, celulares e aparelhos de som, dependendo do problema que apresentam são inviáveis de consertar. “Dependendo o que estragar no aparelho é muito difícil de arrumar, o valor do conserto, as vezes é quase 80% do total de um novo aparelho”.

O consumidor pode se questionar sobre o porquê dos valores dessas aparelhos não diminuir na hora da compra, Eduardo explica que os aparelhos celulares e televisores tem evoluído constantemente em suas funções e portabilidade. “Mas o que não evolui junto é a durabilidade dos eletrodomésticos”, finaliza.


Por: Karina Ogliari

Deixe seu comentário

Saiba Mais