Após boa adesão de detentos, cursos do Pronatec devem ser oferecidos novamente neste ano

25 de janeiro de 2019 15:17
Educação , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Após boa adesão de detentos, cursos do Pronatec devem ser oferecidos novamente neste ano (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

A partir do segundo semestre de 2018, os detentos do Presídio Regional de Xanxerê passaram a contar também com cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec. Os cursos são realizado por meio de uma parceria com o Governo Federal e a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

No ano passado, foram oferecidos os cursos de eletricista, pedreiro e confeitaria, que beneficiaram cerca de 60 detentos, que concluíram o curso no mês de dezembro. E, para este ano, a expectativa é que ocorram pelo menos mais seis cursos.

– Já solicitamos mais cursos, sendo três por semestre com 20 vagas cada e estamos esperando a resposta. O novo presidente já está fazendo mudanças e não sabemos como vai ser, cada um que assumir a pasta irá conduzir da sua maneira. Eu acredito que vai melhorar esse oferecimento de cursos para os detentos, pois é uma verba que já existe – comenta a diretora do presídio, Marionice Soares Favero.

Segundo ela, a adesão dos detentos foi boa para os cursos. Isso porque, além de ser uma oportunidade de profissionalização para o mercado de trabalho, também é uma oportunidade de diminuição de pena.

– Teve uma boa adesão dos detentos para os cursos do ano passado, alguns até ficaram na fila de espera. Pois, quando se abre um curso assim aqui, eles ganharam uma bolsa de R$ 3,75 por hora/aula e foram 200 horas. Além disso, tem também os dias de remissão que eles tem direito ao fazer e concluir o curso, pois o certificado também dá remissão. Isso fez com que alguns tivessem uma diminuição de pena de até 30 dias – conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais