Após liberação de recurso e contratação de empresa, limpeza do rio Xanxerê será retomada

10 de julho de 2018 09:55
Obras , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Após liberação de recurso e contratação de empresa, limpeza do rio Xanxerê será retomada (Foto: Divulgação)

O desassoreamento do Rio Xanxerê e seus afluentes estava sendo feito no ano passado pela prefeitura, mas uma denúncia feita ao Ministério Público fez com que as obras fossem paralisadas e não foram retomadas até então por falta de recursos.

Ademais, no mês de maio o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável Adenilso Biasus anunciou a liberação de um montante de R$ 400 mil para o seguimento das obras. Desde então a prefeitura realizou os procedimentos legais para a licitação para contratação de uma empresa que irá realizar os trabalhos.

A licitação foi feita na última semana, onde apenas a empresa Upemaq – Máquinas e Serviços Eireli EPP, de Xanxerê apresentou proposta. Após analisados os documentos, a empresa foi consideradas vencedora do certame, ficando responsável pela limpeza do rio.

A empresa apresentou uma proposta no valor de R$ 381.921,34 para realizar as obras. A previsão para a prestação dos serviços será de um ano, contado a partir da publicação da ata de registro de preços.

O recurso para a realização da limpeza do rio é oriundo do Fundo de Recursos Hídricos (Fehidro). A expectativa é que as obras iniciem logo após a assinatura da Ordem de Serviço.

A preocupação dos xanxerenses com esse rio que corta a cidade é quanto aos alagamentos constantes que acontecem quando há um volume de chuva significativo. Com a limpeza um dos principais objetivos é evitar que isso aconteça.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais