Saúde

Lance Notícias | 27/02/2021 13:06

27/02/2021 13:06

83518 visualizações

Após pedido de socorro, técnicos do Ministério da Saúde chegam a Xanxerê

O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello recebeu na manhã deste sábado (27) a visita da vice-governadora Daniela Reinehr para reunião com técnicos Força Nacional do SUS, enviados pelo Ministério da Saúde e que estão desde sexta-feira fazendo vistorias técnicas na emergência, UTI e enfermaria Covid do Hospital Regional São Paulo, bem como o Ambulatório de […]

Após pedido de socorro, técnicos do Ministério da Saúde chegam a Xanxerê Foto: Prefeitura de Xanxerê

O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello recebeu na manhã deste sábado (27) a visita da vice-governadora Daniela Reinehr para reunião com técnicos Força Nacional do SUS, enviados pelo Ministério da Saúde e que estão desde sexta-feira fazendo vistorias técnicas na emergência, UTI e enfermaria Covid do Hospital Regional São Paulo, bem como o Ambulatório de Campanha implantado nesta semana pela Prefeitura de Xanxerê para atender os pacientes com Covid. O prefeito fez um apelo nesta semana, durante coletiva de imprensa, pedindo ajuda para Xanxerê em razão do colapso que o município enfrenta na saúde.

A vice-governadora ouviu os pleitos do Diretor do Hospital São Paulo, Fábio Lunkes, sendo atualizada sobre o trabalho logístico de transferência de pacientes, ocupação de leitos de pacientes com Covid-19 e repassou os pedidos para a Secretaria de Estado da Saúde.

Daniela comprometeu-se em continuar a interlocução para que o atendimento seja agilizado no município e a situação de crise na saúde seja revertida.

– É um momento bastante delicado, um momento em que precisamos unir as forças da prefeitura, Governo do Estado, Governo Federal para conseguirmos sair dessa situação tão crítica que a gente está enfrentando neste momento aqui em Xanxerê e no Oeste de Santa Catarina. Teremos momentos bem difíceis pela frente ainda, temos muita dificuldade com profissionais de saúde porque a demanda aumentou e de forma bastante grave. Pedimos que as pessoas tomem todos os cuidados de prevenção, de higiene individual e coletiva para que juntos possamos sair dessa situação difícil – diz.

O prefeito destacou as vistorias que vêm sendo realizadas pelos técnicos do Ministério da Saúde e enfatizou que neste domingo o município deve receber o auxílio de sete profissionais da área da saúde enviados pelo Ministério da Saúde e mais 20 respiradores para auxiliar o Hospital Regional São Paulo.

– Agradecemos a visita da vice-governadora Daniela, que tem se empenhado muito com o nosso pedido de socorro para aquilo que Xanxerê tanto preciso nesse momento de colapso, e esperamos que a ajuda e os recursos efetivamente cheguem para possamos socorrer as pessoas que ainda aguardam por um leito de UTI – conclui.

Estiveram presentes na reunião com a vice-governadora Daniela Reinehr, o vice-prefeito Adenilso Biasus, a Secretária Municipal de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, o Procurador Geral do município, Fernando Dal Zot, o diretor do Hospital Regional São Paulo, Fábio Lunkes, o chefe de gabinete João Carlos Ecker, o Diretor Técnico da Secretaria de Saúde, Diego Corso, e os técnicos do Ministério da Saúde, Maria da Natividade Maia Saraiva e Guilherme de Godoy Ficareli.

ATUALIZAÇÃO DE DADOS
Xanxerê registrou neste sábado o maior número de casos ativos da Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020: 1085. São 6.664 pessoas confirmadas com a doença, das quais 5513 recuperadas. O município atingiu a triste marca de 66 vidas perdidas para a Covid-19 e registra ainda 330 casos suspeitos aguardando resultado do exame RT-PCR enviado ao Lacen.

Deixe seu comentário