“Aposentadoria é um sistema falido”, afirma economista de Xanxerê

17 de junho de 2016 11:24
Comunidade , Economia Compartilhar no Whatsapp
 “Aposentadoria é um sistema falido”, afirma economista de Xanxerê (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

Sabe-se que a aposentadoria é um benefício garantido por lei a todo trabalhador brasileiro, mas para usufruir desse direito é necessário ter contribuído ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pelos prazos estipulados nas regras da Previdência Social e ter atingido as idades mínimas previstas.

Hoje quem tem direito a receber a aposentadoria é todo trabalhador que contribua ou tenha contribuído para o INSS, independentemente de ser funcionário de empresas privadas, autônomo, profissional liberal ou empresário. Entre todas as mudanças feitas pelo governo na idade mínima para se aposentar, surge a dúvida de até quando esse benefício vai ficar disponível para os contribuintes.  Segundo Celito Pandolfi, economista do município, a expectativa para a aposentadoria não é das melhores, ele comenta: “quem é empresário por força de lei precisa recolher o INSS para sua aposentaria, mas a tendência da aposentadoria é pior do que se pode imaginar”.

Segundo o economista a alternativa para o futuro seria uma poupança bancária, na qual os investimentos sejam mensais de acordo com o salário que cada trabalhador recebe, “eu aconselho para todo aquele que deseja ter uma tranquilidade financeira na velhice, guardar 10% do ganho mensal em uma poupança e não mexer, quanto mais novo começar a fazer isso melhor, porque se poupar hoje quando, por exemplo, os jovens chegarem aos 60 anos de idade  não vai ser necessário uma aposentaria, pois a aposentaria para o sistema brasileiro é algo que cada dia é pior, pois ela não tem estrutura”.

Economista orienta

Celito ainda finaliza com dois passos para o futuro aposentado, “a aposentadoria é um caixa, aonde todos depositam, mas vai chegar uma altura que todo mundo vai sacar, eu como economista tenho dois conselhos, primeiro: com essa aposentadoria tradicional não vamos conseguir nos manter pois ela é uma instituição falida, então não espere por ela. E a segunda é ter uma popança, isso se chama disciplina. É necessário para o futuro, você precisa tirar 10% do seu ganho e guardar, mas antes de tudo isso precisa começar do zero”.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais