Aquecer comida no microondas em recipientes plásticos é nocivo a saúde

2 de julho de 2018 13:14
Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Aquecer comida no microondas em recipientes plásticos é nocivo a saúde Foto: Divulgação

Os recipientes utilizados para esquentar alimentos no microondas nem sempre são usados de forma adequada. É importante observar as especificações do produto sobre resistência a grandes variações de temperatura.

Os potes de plástico usados para armazenamento de alimentos são muito práticos e, atualmente, são usados também para aquecer a comida no microondas. Porém é necessário um alerta, já que o plástico solta substâncias que são nocivas ao ser humano, podendo causar câncer.

A nutricionista Ellen Sawazaki, de Xanxerê, esclarece que o recipiente indicado para essa prática, são os de vidro.

“Existem muitas pessoas que esquentam comidas no micro-ondas em recipientes de plástico, isso é muito perigoso, por causa do bisfenol. Conforme o plástico vai sendo aquecido, ele libera essa substância tóxica que vai para o alimento. Por isso o indicado é sempre aquecer em recipientes de vidro”, frisa.

 

Confira algumas atitudes que podem ser adotadas:

 

Fique atento à composição dos potes: Os fundos das embalagens e potes plásticos trazem indicações sobre sua fabricação e possíveis componentes usados.

Nunca esquentar alimentos em recipientes plásticos: Todos os potes plásticos contêm substâncias químicas que, quando aquecidas, podem passar para os alimentos

Cuidado ao lavar: Recipientes plásticos devem ser lavados a mão em água fria ou morna.

Troque por potes de vidro: Após fazer uma análise e eliminar da cozinha os potes plásticos que contêm substâncias prejudiciais à saúde, pode ser uma boa ideia começar a trocar gradualmente todos os recipientes com o material por outros de vidro.

 

Fonte: site She Knows

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais