Variedades

Lance Notícias | 25/05/2022 11:32

25/05/2022 11:32

57134 visualizações

Artesã xanxerense realiza trabalhos artesanais com a palha do milho

Vanir Zanin natural de Laranjeiras do Sul Paraná, mas considera-se de Xanxerê pois vive no município há mais de 50 anos. A mesma iniciou as atividades depois de um curso com a palha em que aprendeu algumas técnicas e manuseios de como trabalhar a palha do milho. Certo dia, passando próximo da lavoura de milho […]

Artesã xanxerense realiza trabalhos artesanais com a palha do milho

Vanir Zanin natural de Laranjeiras do Sul Paraná, mas considera-se de Xanxerê pois vive no município há mais de 50 anos. A mesma iniciou as atividades depois de um curso com a palha em que aprendeu algumas técnicas e manuseios de como trabalhar a palha do milho.

Certo dia, passando próximo da lavoura de milho do seu irmão, ela viu uma espiga de milho que parecia estar no ponto de transformá-la em uma boneca depois de algumas horas fez seu primeiro trabalho uma boneca de palha.

Seu sonho é ser reconhecida pelo seu trabalho e pretende expandir cada vez mais diz que o artesanato além de prazeroso faz bem para a saúde, é uma terapia e o sentimento é de felicidade.

— Hoje sei que tenho um grande potencial dentro de mim, que até então era desconhecido – diz.

Deste modo, hoje ela realiza vários trabalhos com a palha do milho, o qual representa o município de Xanxerê. Produz flores, guirlandas, mandalas, esculturas, vestido com aplicação de palha, presépios vasos, chapéus, cestas vírgulas bonecas, mimos e outros.

Ela afirma que sempre conseguiu realizar os trabalhos pedidos, e gosta de desafios para a confecção de novos artesanatos. Veja mais sobre seus trabalhos pelo Instagram: @arte_palha_

Deixe seu comentário