Cultura

Lance Notícias | 04/06/2020 09:59

04/06/2020 09:59

119117 visualizações

Artista Plástico morador de Xanxerê conta sobre sua inspiração para suas artes

João Alberto L. Afonso é natural do Rio Grande do Sul, local onde deu início aos seus estudos em Artes Visuais, há mais de 40 anos. Residindo atualmente em Xanxerê, ele prossegue seus trabalhos artísticos trabalhando com os mais diversos projetos, como desenhos em carvão, pastel, lápis, pintura em óleo e acrílico. Pertencendo a Associação […]

Artista Plástico morador de Xanxerê conta sobre sua inspiração para suas artes

João Alberto L. Afonso é natural do Rio Grande do Sul, local onde deu início aos seus estudos em Artes Visuais, há mais de 40 anos.
Residindo atualmente em Xanxerê, ele prossegue seus trabalhos artísticos trabalhando com os mais diversos projetos, como desenhos em carvão, pastel, lápis, pintura em óleo e acrílico.
Pertencendo a Associação Catarinense de Artistas Plásticos e a Associação Internacional de Escritores e Artistas, ele deu início a divulgação de suas obras em 2009, quando realizou sua primeira Exposição Individual na Biblioteca Pública Municipal de Xanxerê.
Em um bate-papo com o Lance Notícias ele falou sobre sua inspiração para as artes que cria.
– Minha maior inspiração para fazer arte é a natureza, as flores do dia, as paisagens, o nosso cotidiano, as cidades e principalmente as pessoas ao qual a gente interage com a arte. As diversas temáticas como a história do rádio, a guerra do Contestado, Revolução Farroupilha, histórias e contos como por exemplo Cervantes, Dom Quixote de La Mancha, são inspiração para contar através da arte um pouquinho da nossa história – contou.
Neste ano comemorou 10 anos de exposições no Brasil, América Latina, Estados Unidos e países da Europa. Sendo mais de 47 posições do Brasil e mais de 20 no exterior.
O artista foi premiado várias vezes com primeiro, segundo e terceiros lugares em salões de arte internacionais.
– Estou sempre criando, buscando em minha imaginação um florescer de imagens ao longo do tempo, o qual através de estudos vai evoluindo com novas técnicas e apresentando cada vez mais um trabalho de qualidade para o público observador – comentou ele.
Sobre seu último trabalho, ele comenta a utilização da técnica do impasto, onde 10, 15 e 20 camadas de tinta são colocados sob a tela até formar a composição da pintura.
– Impasto é uma técnica utilizada em pintura onde a tinta, em particular a de óleo, é espalhada numa área da tela, ou mesmo em toda a tela, de forma tão espessa que as marcas dos objetos utilizados para pintar, o pincel, e a espátula, são visíveis na pintura. A tinta também pode ser misturada diretamente na tela – explica.
O artista conta ainda que realiza uma técnica de pintura no Canvas, com a tinta acrílica sobrepondo a própria pintura, tendo-se assim uma sensação de 3D na imagem.
– Na verdade ao longo do tempo estudei várias técnicas de desenho e pintura, como por exemplo a Aquarela – disse.
Em seu site oficial, o artista apresenta suas lindas obras. Para você que aprecia esta arte, acesse aqui e conheça o trabalho do artista plástico e escritor João Alberto L. Afonso.

 

Deixe seu comentário