“As pessoas preferem pagar multa que encontrar outra vaga”, afirma empresa sobre vagas especiais de estacionamento

28 de junho de 2016 10:45
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
“As pessoas preferem pagar multa que encontrar outra vaga”, afirma empresa sobre vagas especiais de estacionamento Notificações pelo uso indevido da vaga possui um número elevado. (Foto: Alessandra Bagattini/ Lance Notícias)

Segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nas resoluções 303 e 304 as vagas preferenciais são para aquelas pessoas que necessitam usufruir desse direito, ou seja, possuem deficiências ou limitações, portanto para fazer uso destas vagas é necessário a credencial, que identifica o veículo e é emitida gratuitamente pelo órgão de trânsito do município.

Em Xanxerê o órgão responsável é o DEMUT (Departamento Municipal de Trânsito). Segundo Diogo Augusto da Cunha, supervisor do estacionamento rotativo, hoje no município é gerado um número elevado de notificações pelo uso indevido da vaga, “ hoje no município geramos um número elevado de notificações. As vagas preferenciais se referem a educação no trânsito e muitos não respeitam, eles estacionam e saem adolescentes e adultos dos veículos ao invés de idosos, é comum eles preferirem pagar a multa do que encontrar outra vaga para estacionar. Agora a polícia está fiscalizando e multando muitas pessoas, sendo que muitas vezes o carro é guinchado”.

A credencial emita pelo órgão é o método de identificação para o uso da vaga e elas possuem validade em território nacional sendo de direito para pessoas com deficiência física, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas idosas a partir dos 60 anos.

Documentos necessários para emitir credencial

Para emitir credencial para pessoas idosas são necessários os seguintes documentos:

*Cópia do RG e CPF;

*Cópia do comprovante de residência.

Para emitir credencial para vagas PNE (pessoas com algum tipo de deficiência):

*Cópia do RG e CFP;

*Cópia do comprovante de residência

*Documento que ateste a deficiência.

É importante lembrar que as vagas de idosos e as vagas para PNE funcionam 24h, ou seja, não é só no horário comercial. Durante esse horário os mesmos podem usufruir as vagas sem custo algum, porém dentro do tempo máximo permitido que é 2h. Após esse tempo de uso é obrigatório haver a rotatividade. Lembrando ainda, que idosos ou pessoas com PNE serão notificadas caso não tenham a credencial.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais