Assistência Social oferece oficinas de capacitação para inserção no mercado de trabalho

13 de agosto de 2018 11:19
Comunidade , Social , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Assistência Social oferece oficinas de capacitação para inserção no mercado de trabalho Secretaria de Assistência Social (Foto: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

A Secretaria de Assistência Social de Xanxerê irá oferecer três oficinas de mobilização e incentivo a inserção ao mundo do trabalho. Os encontros fazem parte do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

Conforme a assistente social Aline Dal Zot Rauber, serão três oficinas, com 25 vagas disponíveis em casa turma, com duração de oito horas cada. As aulas acontecem no Senai.

“A ideia é atender preferencialmente o público cadastrado na assistência social ou famílias eu se encontrem em situação de vulnerabilidade social. A capacitação vai abranger: apresentação social, forma de comunicação e expressão, postura, ética profissional, comprometimento, responsabilidades, pontualidade, pro atividade, valores, atitudes comportamentais e empreendedorismo”, explica.

As aulas acontecem no dia 29 de agosto, 19 de setembro e 14 de novembro. A última oficina será destinada exclusivamente para a população haitiana. As oficinas não tem custo e as inscrições devem ser feitas na Secretaria de Assistência Social.

“Observamos que existem vagas de emprego, mas as vezes as pessoas não tem um perfil ou uma postura adequada para inserção nessas vagas. As vezes a pessoa tem qualificação, mas não sabe como se apresentar e perde a vaga. Esses cursos são para que as pessoas tenham mais facilidade para inserção no mercado de trabalho”, comenta.

Além disso, será ofertada também uma oficina de profissionalização e qualificação para os recicladores, que inicia em setembro. São 25 vagas e os recursos do programa também são provenientes do Acessuas Trabalho. Essa qualificação será mais longa e foi nomeada como “Eu amo Xanxerê, eu reciclo”.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais