Assistência Social realiza o I Seminário de Promoção aos Direitos da Pessoa Idosa

5 de outubro de 2019 10:53 | Visualizações: 330
Social , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Assistência Social realiza o I Seminário de Promoção aos Direitos da Pessoa Idosa

Na próxima terça-feira (8), a Secretaria de Assistência Social de Xanxerê realiza o I Seminário de Promoção aos Direitos da Pessoa Idosa. O evento acontece no mês em que se celebra o Dia Nacional do Idoso e conta com uma programação com palestras, debates e apresentações durante todo o dia.

A ideia é promover os direitos da pessoa idosa e esclarecer para a população quais são os serviços que o município presta em relação ao atendimento a esse público, os níveis de proteção e a garantia de direitos.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pela internet através do site www.amai.org.br, até a próxima segunda-feira (7). O seminário será realizado no auditório da Igreja Nova História (Rua Aparício Júlio Farrapo, nº 105, esquina com a Rua Nereu Ramos). O evento inicia às 7h30min, com o credenciamento, haverá pausa para o almoço e depois segue até às 17h.

Temas abordados

Os temas tratam desde o processo de envelhecimento, atendimento humanizado à pessoa idosa, até os diretos assegurados às pessoas idosas. Os palestrantes são Clodoaldo Antônio de Sá, o promotor de justiça Douglas Roberto Martins e a assistente social Simone Dal Belo. Além disso, também haverá a apresentação do projeto “Retratos e Resgates”, desenvolvido pela equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que faz o atendimento especializado aos idosos em situação de violação de direitos.

CREAS

O CREAS oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de direitos violados, com o objetivo de garantir e fortalecer a função protetiva das famílias e a superação das situações de violências, além de preservar e fortalecer os vínculos familiares e com a comunidade.

Atualmente, possui cerca de 240 famílias inseridas nos serviços, destas, sendo 60 famílias de idosos em acompanhamento.

O projeto “Retratos e Resgates” teve como objetivo produzir material fotográfico e audiovisual para expressar os sentimentos e a realidade de quem vivenciou o processo de violação de direitos e encontrou formas de superação, através de vivências intergeracionais e intrafamiliares e fortalecimento de vínculos.

O projeto também visou promover o conhecimento e a reflexão sobre as implicações do processo de envelhecimento, das fragilidades e possibilitar o resgate dos vínculos afetivos através do reconhecimento da história familiar, das mágoas e das rupturas da dinâmica familiar.

Participaram do projeto 8 idosos com suas famílias, que foram selecionados pela equipe entre os casos de superação do motivo de inclusão no Serviço, que foi a violação de direitos. Após, foi realizada uma reunião de lançamento, onde os participantes puderam conhecer os fotógrafos e saber sobre a dinâmica do projeto. A partir do lançamento, foram realizadas visitas domiciliares onde os idosos e familiares puderam relatar aos fotógrafos voluntários Camila e Mateus, sobre suas histórias de vida, a partir do qual foi produzido um documentário que será exibido no dia do “I Seminário de Promoção aos Direitos da Pessoa Idosa”, dia 08 de outubro. Na data do seminário, também haverá uma exposição fotográfica com imagens marcantes dos idosos no intuito de mostrar a beleza do “ser velho”.


Por: Lance Notícias

Deixe seu comentário

Saiba Mais