Associação de Artesãos e Artistas Plásticos conta com mais de 20 associados de toda a região

8 de janeiro de 2019 16:32 | Comunidade , Cultura , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Associação de Artesãos e Artistas Plásticos conta com mais de 20 associados de toda a região (Foto: Divulgação)

No mês de novembro de 2018, foi composta em Xanxerê a Associação de Artesãos e Artistas Plásticos do Oeste de Santa Catarina (A.A.A.P.O.S.C). Inicialmente, 16 artesãos faziam parte da Associação, sendo que esse número aumentou para 28 associados. Fazem parte dessa associação artistas de Xanxerê, Vargeão, Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Bom Jesus e Xaxim.

De acordo com Richard D’Ávila, presidente da associação, ela reúne artistas de toda a região, é uma associação sem fins lucrativos, sendo que os participantes são divididos em três modalidades de associação, sendo sócio convidado, sócio honorário e sócio fundador.

– A associação recebe, sem restrições, qualquer pessoa que produza artesanato, artes plásticas e trabalhos manuais. É uma associação independente, sem vínculos com outras entidades ou poder público – comenta.

Segundo Richard, o intuito é reunir os profissionais, visando a divulgação e valorização dos trabalhos produzidos por eles.  

– Seguimos normativas legais e temos o apoio da Federação Catarinense de Artesãos, tendo a capacidade legal de emissão da carteira nacional de artesão, sendo essa submetida ao amparo legal dos avaliadores da Federação Catarinense. O Dorneles, secretário, representou a Federação na nossa reunião de fundação, que aconteceu no dia 16 de novembro do ano passado – pontua.

Hoje, a diretoria da Associação é provisória, tendo que Richard D’Ávila como presidente e Aline Bengua de Ávila como secretária. Agora, os planos são realizar uma nova reunião para escolha da diretoria definitiva e eleição do conselho fiscal.

– O fortalecimento do setor tem ganhado força no cenário nacional com feiras realizadas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), fomentado pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal, aonde são realizadas feiras nacionais. O chamamento público é realizado por meio de edital de escolha e classificação; para esta participação é necessário que o artesão tenha a carteira nacional que será disponibilizada pela Associação por meio de avaliação do trabalho realizado por cada artesão – explica Richard.

Segundo o presidente, a Associação está aberta para quem tenha interesse em se tornar um associado. O contato dos interessados pode ser feito por meio da página no facebook da Associação, ou pelos telefones: (49) 9 9901-4412, com Richard ou (49) 9 9999-4051, com Aline.

– No dia 12 de janeiro teremos a primeira feira pública que ocorre na esquina das ruas Olavo Bilac e Coronel Passos Mais, ficando todos convidados a prestigiar e vir conversar conosco – convida.

 


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais