Associação Vêneta comercializa ingressos para a 2º edição do Filó

24 de julho de 2018 18:48
Comunidade , Cultura , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp

A Associação Vêneta de Xanxerê organiza para o próximo mês a 2º edição do Filó da Associação. O encontro é um hábito antigo, que consiste nas famílias se visitarem durante a noite. O filó acontecerá no dia 18 de agosto, no centro comunitário do Bairro Matinho.

Nesses encontros é costume tomar chimarrão e café e degustar quitutes típicos da região e da tradição italiana enquanto colocam a conversa em dia. Conforme Ilda Cipriani, que está a frente da organização do evento, o objetivo é resgatar a cultura italiana.

A expectativa da associação é superar as expectativas do ano anterior, justamente por ser a segunda edição do evento. São esperadas cerca de 350 pessoas entre sócios e convidados. Além disso, os membros da associação comercializam ingressos no valor de R$ 15 para os interessados em participar do evento. Vale lembrar que os ingressos são limitados.

No cardápio terão pratos típicos da comida italiana como: brodo, polenta, café, cri cri, entre outros. Além disso, serão feitas também atividades típicas desse encontro, como jogos de baralho e dominó.

O evento contará com a presença de pessoas e grupos de canto de outras cidades como Xavantina, Ipuaçu e São Domingos, que farão a tradicional cantoria de filó.

O filó é voltado para as famílias descentes de italianos e simpatizantes dessa cultura. Os interessados podem entrar em contato com os membros da Associação Vêneta para mais informações.

 

Filó para a cultura italiana

Os primeiros imigrantes italianos, não encontraram a propagandeada cucagna, sinônimo de terra da fartura, então começaram a compartilhar comida. Nas horas de descanso, se reuniam com vizinhos, levavam comida e promoviam o filó, um encontro de troca de experiências de todos os tipos.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais