Associação Vêneta de Xanxerê realiza 1º Filó

12 de outubro de 2017 16:29 | Comunidade , Cultura , Lance Notícias , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Associação Vêneta de Xanxerê realiza 1º Filó Associação Vêneta de Xanxerê realiza 1º Filó. (Foto: Vanice Dal Magro / Divulgação)

A Associação Vêneta de Xanxerê, está se preparando para a 1º edição do Filó da Associação. O encontro é um hábito antigo, que consiste nas famílias se visitarem durante a noite.

Nestes encontros costuma-se tomar chimarrão, colocar a conversa em dia e comer quitutes conhecidos na região. O Filó realizado pela Associação, tem por objetivo resgatar a tradição italiana.

“Nós vamos realizar o 1º Filó, para convidados e associados. Esse tem por objetivo resgatar a história do Filó, das conversações entre as famílias e imigrantes. Como era um costume de antigamente, nós queremos adotar a ideia de jogar cartas, tomar chimarrão, comer as comidas típicas da época e realizar também apresentação de gaita e violão”, comenta Vilson Piccoli, presidente da Associação.

O Filó será realizado no dia 13 de outubro, no Centro Comunitário do Bairro Matinho, a partir das 19h.

Filó para a cultura italiana

Os primeiros imigrantes italianos, não encontraram a propagandeada cucagna, sinônimo de terra da fartura, então começaram a compartilhar comida. Nas horas de descanso, se reuniam com vizinhos, levavam comida e promoviam o filó, um encontro de troca de experiências de todos os tipos.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais