Associação Vêneta organiza 2ª edição do Filó

4 de julho de 2018 14:52
Comunidade , Cultura , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp

A Associação Vêneta de Xanxerê organiza para o próximo mês a 2º edição do Filó da Associação. O encontro é um hábito antigo, que consiste nas famílias se visitarem durante a noite. O filó acontecerá no dia 18 de agosto, no centro comunitário do Bairro Matinho.

Nesses encontros é costume tomar chimarrão e café e degustar quitutes típicos da região e da tradição italiana enquanto colocam a conversa em dia. Conforme Ilda Cipriani, que está a frente da organização do evento, o objetivo é resgatar a cultura italiana.

“O objetivo é manter os elementos e identidade cultural dos imigrantes italianos resgatando antigos costumes como o filó”, comenta.

Por ser a segunda edição, Ilda comenta que pretendem superar as expectativas do ano anterior, mas a associação ainda não definiu como serão distribuídos ou comercializados os convites.

“A associação não definiu ainda todos os detalhes, mas vai ter brodo, polenta, café, pratos típicos da cultura italiana, produtos de filó e também algumas atividades. Terá um grupo musical de Xavantina que vem animar e um pessoal de Ipuaçu que tem grupos de cantoria de filó”, destaca.

O filó é voltado para as famílias descentes de italianos e simpatizantes dessa cultura. Os interessados podem entrar em contato com os membros da Associação Vêneta para mais informações.

 

Filó para a cultura italiana

Os primeiros imigrantes italianos, não encontraram a propagandeada cucagna, sinônimo de terra da fartura, então começaram a compartilhar comida. Nas horas de descanso, se reuniam com vizinhos, levavam comida e promoviam o filó, um encontro de troca de experiências de todos os tipos.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais