Ataques de hackers podem ser impedidos com alguns cuidados; saiba quais são

17 de maio de 2017 09:31
Lance Notícias , Tecnologia , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Ataques de hackers podem ser impedidos com alguns cuidados; saiba quais são Todo cuidado ao acessar e divulgar dados na internet são importantes (Foto: Rafaela Forchesatto)

Em meio a toda tecnologia de hoje, diversos dados importantes são passados pelo computador e celular por meio da internet. Um computador infectado por um vírus pode causar danos financeiros graves a uma empresa e fazer com que se percam informações, fotos e documentos relevantes.

Recentemente uma das maiores empresas de antivírus do mundo, Avast, teve seu sistema corrompido por um hacker, cerca de 100 países foram atingidos. A entrada desse vírus limita ou impede os usuários que acessem os seus computadores e ainda é pedido um resgate em troca da liberdade dos dados.

Por isso, a prevenção e o cuidado para não abrir e-mails ou sites que possam ser comprometedores, são importantes. Edson Giachini, desenvolvedor de software, explica que os vírus são feitos especialmente para o sistema operacional Windows, pois esse é o mais utilizado no mundo inteiro, “falando no mais recente ataque de hackers de grandes proporções eles exploraram uma falha de segurança do Windows, que não estavam atualizados, ou de versões mais antigas que a atualização de segurança não estava mais disponível, como o Server Windows 2003, que ainda é utilizado por muitos servidores que podem hospedar sites, sistemas e arquivos de dados, o server 2003 não tem mais o suporte de atualizações automáticas da microsoft, sendo necessária atualizações manuais, ou seja o profissional responsável precisa baixar a atualização e instalar manualmente”, explica Edson.

Manter sempre o computador atualizado, utilizar um antivírus, não abrir e-mails de origem duvidosa, além de sempre procurar usar senhas mais complexas compostas por caracteres especiais, deixarão o usuário menos vulnerável a situações de risco na internet.

Edson destaca que todo cuidado é importante, “precisamos tomar muito cuidado com o que acessamos também, pois com um clique podemos estar infectando com vírus nossos dispositivos, computadores, e-mails, redes sociais, navegadores, vale lembrar que não existe um ambiente de tecnologia totalmente seguro”, finaliza.

O Lance Notícias organizou seis dicas de prevenção, para ser menos vulnerável na internet:

(1)          Manter sempre os sistemas atualizados;

(2)          Utilizar antivírus;

(3)          Precaução com e-mails;

(4)          Atenção ao navegar na web;

(5)          Senhas de complexidade forte;

(6)          Cuidado com as informações passadas pelo usuário.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais