Atendimentos do Programa de Controle de Zoonose são limitados devido falta de orçamento

4 de junho de 2019 11:31 | Visualizações: 620
Animais , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Atendimentos do Programa de Controle de Zoonose são limitados devido falta de orçamento Foto: divulgação

O município de Xanxerê conta atualmente com o Programa de Controle de Zoonoses que visa atender os animais, principalmente em situação de risco e casos de urgência e emergência. A administração repassa para o Hospital Veterinário da Unoesc o montante de R$ 6 mil por mês, no entanto, o valor não tem sido suficiente para a demanda.

Segundo a médica veterinária e responsável pelo programa, Michele Lorenzetto Oltramari, a demanda é muito grande.

– Estamos enfrentando esse problema com o orçamento. A procura é grande, são muitos casos de cavalos soltos, além dos cães e gatos. No caso dos cães a maior procura é por castração, o que não estamos oferecendo ainda, pois estamos classificando os atendimentos e priorizando os casos de urgência e emergência. Mas, estamos estudando um projeto para realizar essa castração, futuramente. Mas, o nosso número segue à disposição da população para nos acionar – comenta.

Fernando Dal Zot, assessor jurídico da Prefeitura de Xanxerê, destaca que a administração também estuda aumentar o valor repassado à empresa que realiza os atendimentos.

– Estamos encerrando um contrato com a expectativa de aumentar o valor para atender a demanda. Hoje, está sendo pago R$6 mil para a Unoesc e o ideal seria o dobro, no mínimo, mas o controle interno está avaliando o valor que será disponibilizado. O próximo edital será lançado com esse novo valor – comenta.

Os chamados podem ser feitos pelo número (49) 98822-7138.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais