Atleta de Karatê se classifica para Campeonato Brasileiro

3 de maio de 2017 12:10
Comunidade , Cultura , Esporte em destaque , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Atleta de Karatê se classifica para Campeonato Brasileiro Silvoneio se classifica para Campeonato Brasileiro (Fotos: Alessandra Bagattini)

O karatê está presente na cidade de Xanxerê há 26 anos, e depois de muito esforço, dedicação e várias competições, o atleta Silvoneio de Almeida conseguiu na cidade de Londrina, Paraná, a classificação para disputar o Campeonato Brasileiro de Karatê.

Vencedor do comitê menos 67kg Kata, que são sequências de movimentos de ataque de defesa, Silvoneio comenta como iniciou sua trajetória até chegar a disputa brasileira, “a empresa onde trabalho trouxe um projeto social para incentivar o pessoal que trabalha a fazer atividades, e ai veio as artes marciais. Comecei em 2012 disputando estaduais em várias cidades de Santa Catarina, onde ganhei diversas competições no Kata. Estou no Campeonato Brasileiro desde 2014 e agora consegui trazer duas medalhas para casa”,  conta a atleta.

Para o treinador Darci Wittes, o karatê é um trabalho de paciência a longo prazo, “o atleta Silvoneio, que começou de um projeto social, se interessou por competição e depois de várias medalhas estaduais, agora traz duas medalhas de um campeonato Brasileiro. É uma conquista muito difícil, depois do terceiro ano participando, finalmente conseguiu a medalha”, ressalta Darci.

Silvoneio destaca que em meio às dificuldades financeiras que o atingem, a vitória é ainda mais comemorada, “a gente vem batalhando, sempre se espera o ponto mais alto do pódio, com a expectativa de poder se classificar para a final, não importava se fosse primeiro ou segundo, mas como veio à oportunidade e a benção de Deus de ficar em primeiro, foi uma maravilha. Viajei sozinho para a competição, devido a as condições financeiras, acabei comemorando sozinho e com alguns amigos atletas que fiz”, comenta.

Com uma rotina de treinos de três a mais vezes por semana, o atleta sempre está fica de olho na alimentação antes das competições, tendo em vista o peso da categoria. Dividindo os treinos entre Xanxerê em Faxinal dos Guedes, veio para o município Xanxerense para subir de nível nas competições.

Há 14 anos o esporte é presente no Sesc, que visa sempre apoiar e incentivar a prática de projetos que contribuam para o desenvolvimento da cidadania, como comenda a gerente da unidade Sesc em Xanxerê, Cleonice Goetten, “gostamos do resultado que esses projetos fazer no local onde estão inseridos. Temos vários programas que acontecem nos bairros mais carentes e são esses projetos que fazem com que acreditamos anda mais em fazer a diferença”, destaca Cleonice.

A Competição Brasileira acontecerá dos dias 11 a 15 de outubro em Salvador, Bahia, envolvendo 14 estados brasileiros e mais de 500 atletas.

 

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais