Atleta formado em Xanxerê irá compor Seleção Catarinense de vôlei

Guilherme Zancan, de 16 anos fará parte da categoria sub 19 da Seleção Catarinanese durante as disputas do Campeonato Brasileiro de Seleções

20 de junho de 2018 10:09
Esporte em destaque , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Atleta formado em Xanxerê irá compor Seleção Catarinense de vôlei Guilherme (com a camisa número 10), quando ainda fazia parte da equipe de Xanxerê. (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)

O atleta xanxerense Guilherme Zancan, de 16 anos, iniciou sua carreira no esporte com o futebol, que era seu sonho de infância. Mas, em 2015, após ser convidado para participar dos jogos escolares, Guilherme se descobriu no voleibol. Hoje, após três anos de carreira no esporte Guilherme alcançou um de seus sonhos: a convocação para a seleção catarinense.

A carreira de Guilherme começou durante os jogos escolares, quando o professor e treinador Luiz Vicente Paglia Júnior, mais conhecido como Preto, convidou Guilherme para fazer parte da equipe de voleibol de Xanxerê.

“Nunca pensei que tivesse futuro, mas aos poucos fui vendo que tinha talento e que com o vôlei eu poderia ser alguém na vida. No começo de 2016 joguei um campeonato por Chapecó aonde fiquei vice-campeão do estadual mirim mas meu sonho sempre foi chegar mais longe e tentar algo na seleção”, comenta Guilherme.

Mesmo com o vice-campeonato Guilherme não conseguiu uma convocação para a seleção. Ele lembra que já pensou em desistir de jogar por não ver em si chances de ser um grande jogador. Ademais, seu técnico, o Preto e seus pais sempre o incentivaram a seguir em frente, mesmo quando o jovem achava que não tinha mais esperanças.

“Passou um tempo e era meu último ano na equipe de Xanxerê, meu último ano da categoria infantil. Fiquei triste ao saber que teria que deixar minha cidade, meus pais, para jogar em outra equipe que hoje é Jaraguá onde estou há alguns meses. Mas, já consegui evoluir muito graças ao excelente técnico Kadylac”, destaca.

Dentre as evoluções, a mais recente foi a convocação para fazer parte da seleção catarinense sub 19 de vôlei durante a participação da equipe no Campeonato Brasileiro de Seleções. Segundo Guilherme, com a convocação veio o sentimento de sonho realizado e dever cumprido.

“Quando recebi a notícia da convocação eu fiquei muito feliz, porque vai ser uma experiência nova para mim, um campeonato que eu nunca joguei e não esperava jogar. Recebi a notícia pelos meus pais e fiquei muito feliz, não pelo meu esforço, mas pelo olhar dos meus pais chorando de felicidade de ver que tudo o que eles investiram em mim hoje está dando certo e vai render muito mais. Tem muito pela frente ainda, mas uma meta já foi alcançada que foi ser convocado para a seleção catarinense sub 19 e defender Santa Catarina no brasileiro”, conta.

Mas o sonho de Guilherme não para por ai. O jovem atleta pretende seguir na carreira para, quem sabe um dia, compor a seleção brasileira de voleibol.

Guilherme se junta a seleção catarinense no final desse mês e já no início do mês que vem embarca para Natal, no Rio Grande do Norte, onde acontecerão os jogos entre os dias 2 e 7 de julho.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais