Aula no Laboratório em Incêndios Florestais capacita na prática bombeiros de todo Estado

Bombeiros de todo Estado estão em Xanxerê nessa semana para se capacitarem em combate a incêndios florestais

14 de maio de 2019 11:32 | Visualizações: 38
Bombeiros , Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Aula no Laboratório em Incêndios Florestais capacita na prática bombeiros de todo Estado Foto: Carol Debiasi/Lance Notícias

Aconteceu nessa manhã de terça-feira (14) a aula prática de combate a incêndios florestais no Laboratório de Estudos em Incêndios Florestais (LEIF) localizado em Xanxerê. A preparação de bombeiros militares ocorre através do curso de formação de Combate a Incêndio Florestal (CIF), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Participam ao longo dessa semana de aulas teóricas e práticas soldados e comandantes da Força Tarefa de todo estado.

As aulas iniciaram na última segunda-feira, dia 13 e seguem até o fim da semana. Conforme o comandante do 14º BBM de Xanxerê, tenente-coronel Walter Parizotto, além de estudar o comportamento do fogo, ocorrem também aulas de salvamento a animais silvestres e corte de árvores.

– As aulas de comportamento de fogo realizávamos em sala de aula através de vídeos e tentávamos convencer os alunos dessas situações sem uma questão visual. Quando se tem uma questão visual potencializa-se muito a aprendizagem, com absorção de mais de 20%. Então, como a gente capacita pessoas que vão planejar as operações, esse tipo de aula ficará muito mais dinâmica e os alunos irão levar uma informação muito mais contundente – explana o comandante.

Luann Leon Chrun, 2° tenente e subcomandante da Força Tarefa do 13° Batalhão de Balneário Camboriú, salienta que o curso reúne os integrantes da Força Tarefa e os especializam ainda mais para afrentar casos reais no Estado.

– A gente veio para capacitar o grupo que já é especializado para respostas a desastres e o incêndio florestal, que é vocação desse curso, também faz parte desses grandes desastres. Temos históricos no Brasil e no mundo, inclusive recentemente em Portugal, então estamos preparando os integrantes da Força Tarefa para esse tipo de resposta a incêndio florestal – finaliza.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais