Aulas sobre incêndios florestais são ministradas aos alunos soldados de Xanxerê

16 de julho de 2018 19:03
Bombeiros , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Aulas sobre incêndios florestais são ministradas aos alunos soldados de Xanxerê (Fotos: Divulgação)

Iniciaram no mês de março e devem seguir até novembro as aulas do curso de formação de soldados promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Nessa semana os alunos participam das aulas do módulo de incêndios florestais.

A formação em incêndios florestais não fazia parte do curso de formação de novos soldados e agora, pela primeira vez eles terão noções de situações assim. As aulas são ministradas pelo comandante do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, tenente Coronel Walter Parizotto.

Na tarde dessa segunda-feira (16) os alunos participaram de sua primeira aula prática do módulo, mas ainda sem fogo.

“A prática do incêndio florestal depende das condições climáticas. Vamos esperar ter um tempo bem seco para fazer a prática com fogo”, comenta o tenente Alan, coordenador do curso em Xanxerê.

Conforme Parizotto, a primeira aula prática aconteceu na Linha Roseira, interior de Xanxerê. Nessa primeira aula foram repassadas técnicas sobre como agir em situação de incêndio.

“Primeiro temos outra parte antes do fogo, como abertura de aceiros, derrubada de árvores, outras coisas que vem antes do fogo e como vamos ensinar o aluno a fazer isso, não colocamos o fogo para que eles possam aprender, o fogo é a última fase”, explica.

Participam do curso em Xanxerê 29 alunos oriundos de várias cidades de Santa Catarina e também de outros estados.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais