Saúde

Lance Notícias | 28/07/2020 13:51

28/07/2020 13:51

105731 visualizações

Auriculoterapia: conheça os benefícios desta prática milenar

Auriculoterapia é uma forma de medicina alternativa baseada na ideia de que o pavilhão auditivo da orelha, ou a aurícula, é um microssistema onde todo o corpo está representado, como se fosse um mapa. Para conhecer mais sobre o assunto, o Lance Notícias conversou com Lygia Modesti, que é enfermeira especialista em práticas integrativas e […]

Auriculoterapia: conheça os benefícios desta prática milenar

Auriculoterapia é uma forma de medicina alternativa baseada na ideia de que o pavilhão auditivo da orelha, ou a aurícula, é um microssistema onde todo o corpo está representado, como se fosse um mapa.

Para conhecer mais sobre o assunto, o Lance Notícias conversou com Lygia Modesti, que é enfermeira especialista em práticas integrativas e complementares em saúde, as chamadas PICS.

– Sou formada há 12 anos e tenho trabalhado com as PICS nos dois últimos. A Auriculoterapia é uma das práticas integrativas aprovadas pelo SUS. Ela é uma terapia que não utiliza medicamento, e é complementada por outra prática que potencializa e faz o paciente ter uma melhora muito significativa e por vezes a cura da enfermidade – disse ela.

Ela explica que são mais de 200 enfermidades que podem ser tratadas pela Auriculoterapia, e é realizada na orelha, no pavilhão auricular.

– Principalmente para o tratamento de doenças emocionais, como ansiedade, depressão, estresse, doenças que tiveram um aumento de mais de 50% dos casos nesta última década. Principalmente neste período de isolamento social e pandemia – comentou.

As enfermidades como insônia, e as de caráter físico, como dor na coluna, dor no estômago, gastrite, dores no geral, artrite e artrose, alergias, são inúmeros os benefícios.

– É uma micro acupuntura, realizada no pavilhão auricular, onde são colocados os estímulos nos pontos que correspondem ao nosso corpo. Pode ser feita com a micro agulha ou com sementes de mostarda – contou.

Lygia explica que a técnica deve ser realizada por profissional capacitado, com curso na terapia, para que seja realmente eficaz.

– É uma terapia milenar, uma prática integrativa e que trata mais de 200 tipos de enfermidades, sejam de caráter emocional ou físico e estrutural. É praticamente indolor, e é recomendada em qualquer idade – disse.

Lygia diz ainda que a Auriculoterapia é uma técnica simples porém muito eficaz, onde é possível tem uma grande melhora e em alguns casos, a melhora definitiva, além de ser de baixo custo.

– Houve um aumento significativo de pessoas buscando esse tipo de tratamento, tendo em vista que já é possível ter resultados na primeira sessão. E o melhor de tudo, não tem contra indicação – concluiu.

Deixe seu comentário